Após diversos apelos da população, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), vão iniciar o credenciamento obrigatório de carroças e veículos de tração animal que circulam na sede do município. A ação prevê o registro e emplacamento das carroças, além de consulta veterinária e vacinação dos animais, com o objetivo de oferecer assistência aos carroceiros e melhores condições de trabalho.
Com o emplacamento, será possível também ampliar a fiscalização de casos de descarte irregular de lixo e entulho, maus-tratos aos animais e descumprimento de regras de trânsito, comportamentos frequentemente denunciado por populares.
“Se o carroceiro for flagrado despejando lixo em local proibido, por exemplo, podemos localizá-lo e dialogar sobre o erro. Mas não se trata apenas de fiscalizar. Queremos garantir a esses trabalhadores segurança e oportunidades”, explicou o Secretário de Meio Ambiente, Cláudio Fernandes Leal.
Cadastramento e entrega de EPIs
O cadastramento será realizado nesta sexta (25), sábado (26) e segunda-feira (28) e os carroceiros devem comparecer ao Curral Municipal, na Av. Paulo Rios Campelo, bairro São Geraldo (próximo ao Marco Zero), das 8h às 14h.
Na ocasião, também haverá a entrega de Equipamentos de Proteção Individual — chapéu com protetor de pescoço, colete e garrafinha —, e a aplicação de faixas luminosas nos veículos. Com a regularização, os profissionais terão acesso a benefícios como cestas básicas, por meio do programa Juazeiro Sem Fome, e cursos de capacitação profissional oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes).
Concluída essa etapa, os carroceiros começarão a ser contatados para participar de cursos e oficinas voltados à geração de renda, além de outras ações de assistência social. Já aqueles que ainda não estiverem credenciados poderão ser notificados e convocados a comparecer à SEMA para regularizar a situação.
Ascom PMJ