Uma moradora de Juazeiro, na região Norte da Bahia, procurou o Portal Preto no Branco para reclamar uma situação que ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade de Capim de Raiz. Segundo a usuária, sua avó precisou retornar à unidade para retirar pontos após a extração de um dente, mas o atendimento foi negado por falta de equipamento.
“Gostaria de fazer uma reclamação sobre a UBS de Capim de Raiz. Ontem estive lá com a minha avó, pois ela precisava tirar uns pontos na boca devido a um dente que foi extraído e lá disseram que ela não seria atendida por falta de equipamento. Disseram que estavam sem a pinça. Isso é uma vergonha”, relatou a denunciante.
Diante da reclamação, o Portal Preto no Branco entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), que confirmou a interrupção de alguns atendimentos na unidade, mas justificou o problema com uma falha elétrica.
Veja nota na íntegra:
“A Unidade de Saúde da localidade de Capim de Raiz está enfrentando problemas na rede elétrica, especificamente na voltagem das tomadas, que não estão recebendo a carga de 220 volts necessária para o funcionamento de equipamentos essenciais, como a autoclave — aparelho fundamental para a esterilização dos materiais utilizados nos atendimentos. A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) informa que a Unidade de Saúde da localidade de Capim de Raiz está enfrentando problemas na rede elétrica, especificamente na voltagem das tomadas, que não estão recebendo a carga de 220 volts necessária para o funcionamento de equipamentos essenciais, como a autoclave — aparelho fundamental para a esterilização dos materiais utilizados nos atendimentos. Devido a essa falha, os materiais disponíveis na unidade, que já foram utilizados, não podem ser devidamente esterilizados, o que compromete temporariamente a realização de alguns procedimentos e atendimentos na unidade. A situação já foi comunicada à Neoenergia (Coelba,) concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica, com solicitação de urgência para o reparo da rede. No entanto, até o momento, a unidade ainda não foi atendida. A Sesau, por meio da Atenção Primária, reforçará o pedido junto à concessionária para que o problema seja resolvido o quanto antes, restabelecendo a normalidade dos serviços oferecidos à população local”.
Relação PNB