Usuários da Unidade Básica de Saúde do bairro Nossa Senhora das Grotas, em Juazeiro, no norte da Bahia, entraram em contato com o Portal Preto no Branco nesta sexta-feira (25) para denunciar a falta de estrutura e organização na unidade.
De acordo com os relatos, os usuários se dirigiram à UBS para realizar a pesagem exigida pelo programa Bolsa Família, etapa necessária para a atualização do cadastro e manutenção do benefício. No entanto, enfrentaram longas horas de espera e desinformação.
“Muita gente chegou cedo, muito antes da UBS abrir, mas só agora, às 08h56 começaram a entregar as fichas. Muita gente aqui depende disso e fica horas esperando em pé, em frente a UBS, aguardando alguém vir aqui dizer alguma coisa pra gente, essa demora toda apenas pra fazer a pesagem, se a UBS abre as 07h30, por que só quase 9h começaram a entregar as fichas? Muita desorganização e falta de informação para quem vem utilizar o serviço”, relatou uma usuária.
Encaminhamos o caso para a Secretaria de Saúde. Em nota enviada ao PNB, a Sesau esclareceu que “a Unidade Básica de Saúde (UBS) mencionada atualmente conta com apenas um Agente Comunitário de Saúde (ACS) em atividade. Apesar do número reduzido, toda a equipe da unidade foi mobilizada para garantir o atendimento às demandas da população, mantendo o compromisso com a qualidade da atenção básica”.
Redação PNB