O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, integrou nesta quinta-feira (24), a comitiva de prefeitos baianos que esteve em Brasília para uma audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. A reunião teve como pauta central a crise enfrentada pelos municípios brasileiros, em especial os nordestinos, em razão dos recentes bloqueios nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e das restrições para firmar convênios federais, causadas por dívidas previdenciárias.
A audiência contou com a presença da deputada federal Lídice da Mata, líder da bancada baiana na Câmara, e do líder do PSD, deputado Antônio Brito, onde os prefeitos cobraram celeridade na tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66, que institui um novo Refis previdenciário e representa uma alternativa para reequilibrar as contas públicas das prefeituras.
Segundo o prefeito Andrei, a PEC é um passo fundamental para a saúde financeira dos municípios baianos. “O presidente Hugo Motta nos reafirmou que a PEC 66 é prioridade na pauta da Câmara. Já foi definido o relator e o presidente da Comissão Especial, que será instalada nos próximos dias. A Câmara se comprometeu em dar celeridade para que a aprovação ocorra o mais breve possível. Agradecemos a ele pela atenção e compreensão diante da urgência dessa pauta”, ressaltou.
Ainda na capital federal, a comitiva de prefeitos baianos participou de reuniões com os senadores Otto Alencar, Ângelo Coronel e Jaques Wagner. Os gestores solicitaram apoio à promulgação da PEC 66 e discutiram alternativas para enfrentar os efeitos da seca que atinge dezenas de municípios na Bahia.
Ascom/PMJ