A nova gestão do SAAE-Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro, ao longo destes quatro meses, não conseguiu dar respostas à população juazeirense no que tange ao saneamento e oferta regular de água, o que tem gerado desgaste para a gestão Andrei Gonçalves. Os usuários do serviço continuam reclamando dos mesmos problemas sofridos no governo passado. Esgotos obstruídos pela cidade, falta de água em algumas comunidades e demora para realização dos serviços de ligação de água e esgoto, são queixas constantes dos consumidores que criticam a morosidade do órgão para atender as solicitações.
Neste sábado (26), um morador do Novo Encontro fez contato com nossa equipe para relatar que ruas dão bairros estão tomadas por água de esgoto.
“Nós estamos passando por situação muito crítica aqui na rua 3 e outras mais. Mexeram na rede de esgoto, dizendo que estava entupida, mas não estava nada vazando, e depois que mexeram foi que a rua ficou toda entupida. É esgoto voltando dos bueiros, a rua está cheia de água de esgoto que retorna para os ralos dos banheiros das casas. Não só da minha, mas dos vizinhos que estão reclamando. Já avisamos ao SAAE, mas não atendem e quando atendem falam que estão com a demanda cheia. Eu quero saber que demanda é essa que não podem atender nem uma urgência? A situação é de calamidade mesmo. A pessoa não poder usar o seu banheiro porque transborda esgoto pelos ralos? Uma seboseira”, criticou o morador.
Uma moradora da Avenida Novo Juazeiro, no mesmo bairro, também protestou: “As ruas estão completamente tomadas pelo esgoto”.
“Moro na 1ª rua do bairro e desde a última chuva, dias 11/12 de abril, que a água do esgoto está retornando para dentro de minha casa. Mantive contato no final de semana, e fui informada que não existia atendimento, somente em dias úteis. Com isso, no dia 14, solicitei novamente atendimento e fui informada que deveria esperar até 15 dias para ser atendida. Até o presente momento, nada do SAAE aparecer para desentupir o esgoto da rua que está retornando para dentro de casa. Vivemos com o receio de sermos contaminados”, relatou Jessica, moradora do Monte castelo, rua Vitória.
“Acabaram com o SAAE, uma autarquia que era forte. Nos últimos anos jogaram o nome da autarquia na lama. Nunca se viu tantas reclamações e problemas sofridos pelos moradores da sede e do interior”, pontuou outro morador.
Queixa diária
Diariamente, nossa redação recebe reclamações e criticas de moradores que cobram pressa à autarquia na resolução das demandas.
Sempre que procurado pelo PNB, o SAAE alega que encontrou as Estações Elevatórias de Esgoto (ETE) completamente sem funcionar na cidade e que já recuperou a maior parte.
“Das 51 ETEs existentes no município, a maioria estava há meses sem manutenção preventiva e corretiva, contribuindo para o extravasamento de esgotos em vários bairros”.
A autarquia informou ainda que as equipes continuam trabalhando diariamente, inclusive ampliou o horário de funcionamento para atendimentos, e atua em plantões nos finais de semana para zerar a demanda retraída de esgotos entupidos.
“O cenário que encontramos era assustador, com Estações Elevatórias sucateadas, sem portas, painéis elétricos e bombas queimadas e estruturas físicas prestes a desabar, mas com a força tarefa que montamos, inclusive com a contratação de uma empresa especializada, estamos conseguindo reverter essa realidade e, em breve, teremos uma cidade limpa e sem esgotos sujando as ruas”, destacou a diretora-presidenta do SAAE, Fabiana de Possídio Egashira Guimarães.
Redação PNB
Andréi, pegou verdadeiro p de m. Problema crônico em Juazeiro.