“Trabalhamos e não recebemos”: profissionais recém-contratados pela Secretaria de Saúde de Juazeiro reclamam de atraso salarial e cobram esclarecimentos; SESAU responde

0

Profissionais de enfermagem contratados recentemente pela Prefeitura de Juazeiro, na região Norte da Bahia, procuraram o Portal Preto no Branco para denunciar o não pagamento do salário referente ao mês trabalhado. Segundo os relatos, nem mesmo contracheques foram emitidos.

“Venho aqui expressar minha indignação com o prefeito de Juazeiro. Os enfermeiros e técnicos de enfermagem contratados no mês passado não receberam salário. O pessoal do RH falou que não vamos receber esse mês porque o banco não abriu a nossa conta. Isso é um absurdo! Nem tem o contracheque no nosso nome, e nem tem a conta aberta”, relatou uma profissional.

Os profissionais destacam ainda que, ao procurarem o RH, não obtêm informações claras ou soluções para a situação.

“O pessoal do RH é mal informado. A gente chega lá e só dizem: ‘esse mês vocês não vão receber, mas mês que vem sai tudo junto’, como se fôssemos leigos. Não é assim que se trabalha. Temos que receber todos os meses. Se trabalharmos 15 dias, temos que receber pelos 15 dias”, destacou outra servidora.

Os profissionais afirmam ainda que, ao buscarem informações diretamente na Caixa Econômica Federal, foram informados de que a conta bancária não foi aberta porque os dados não foram repassados pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU).

“Trabalhamos em hospital, onde arriscamos nossas vidas, passamos noites acordadas, para receber no dia que eles quiserem. Isso é o cúmulo, uma falta de profissionalismo do RH da prefeitura. Muito decepcionante”, acrescentam.

O Portal Preto no Branco encaminhou a denúncia para a SESAU. Em resposta, o órgão informou que “está ciente das situações pontuais relacionadas ao pagamento do primeiro salário de alguns servidores recém-admitidos. A Sesau esclarece que há três casos específicos sendo acompanhados:

1. Servidores que ingressaram após o fechamento da folha de pagamento (10 a 15 de abril): Para esses casos, o pagamento proporcional aos dias trabalhados em abril será incluído na folha do mês de maio, conforme previsto no cronograma da Secretaria.

2. Divergências no vínculo da conta bancária: Algumas contas informadas não estavam corretamente vinculadas como contas-salário no sistema bancário. Nesses casos, o banco envia um arquivo de retorno com as inconsistências, que precisam ser corrigidas manualmente pelo setor responsável da SESAU para retransmissão e processamento dos pagamentos.

3. Prazos de regularização: Devido ao fato de hoje ser sexta-feira, o processo de correção e envio dos arquivos ao banco será finalizado a partir da próxima segunda-feira (12/05).

A Secretaria reitera seu compromisso em garantir que todos os pagamentos sejam realizados com a maior brevidade possível e segue à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e reafirma seu compromisso com a transparência e o respeito aos servidores públicos”.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome