O advogado, professor e pesquisador Luiz Antonio Costa de Santana lança sua mais instigante obra: “Juazeiro, uma história não contada”, publicada pela Sinergia Casa Editorial. O livro propõe uma releitura profunda e inédita da história de Juazeiro, Bahia, desvelando camadas ocultas de sua formação histórica, fundiária e simbólica.
Mais do que um resgate historiográfico, o autor constrói uma narrativa crítica, aliando rigor jurídico, densidade filosófica e sofisticação literária. Santana revela como o espaço urbano e o território foram apropriados, disputados e, por vezes, invisibilizados em nome de interesses que perpassam a história do Brasil colonial até os dias atuais.
“Aqui, o sangue é o cimento da civilização: o espaço só se torna jurídico após o sacrifício do outro.”
Com frases de impacto como esta, o autor desafia o leitor a enxergar Juazeiro não apenas como um ponto geográfico, mas como palco de um embate silencioso entre o público e o privado, entre o poder e a memória.
A obra percorre desde as missões jesuíticas, a hegemonia da Casa da Torre de Garcia D’Ávila, a configuração do espaço urbano, até questões jurídicas controversas sobre o patrimônio público municipal, que permanecem latentes na contemporaneidade.
O e-book está a venda no Amazon e até o dia 15 de junho sairá a edição impressa da obra.
Redação PNB, com informações Ascom