Enem 2025: participantes podem solicitar uso de nome social até sexta-feira (6)

0

 

Participantes que desejam ser identificados pelo nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 devem marcar essa opção no momento da inscrição, disponível até as 23h59 (horário de Brasília) da próxima sexta-feira (6).

O nome social é um direito garantido pelo Decreto nº 8.727/2016 e se aplica a pessoas que quer ser reconhecida socialmente conforme sua identidade de gênero. Esse nome será utilizado em todos os documentos do exame, como o cartão de confirmação de inscrição e as provas. Desde 2014, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reconhece esse direito para participantes travestis, transexuais e transgêneros.

Para solicitar o uso do nome social, é necessário acessar a Página do Participante, utilizando o CPF e a senha da conta Gov.br. No entanto, o Inep destaca que o nome social informado deve ser o mesmo registrado na base da Receita Federal. Caso haja divergência, o candidato deve atualizar os dados antes de se inscrever, pois o sistema não permitirá alterações após a conclusão da inscrição.

Mesmo que o participante altere seu nome social na Receita Federal após o encerramento das inscrições, essa mudança não será refletida nos documentos do Enem 2025. A confirmação da solicitação só estará disponível na Página do Participante após a divulgação dos resultados.

O inep informa que os pedidos feitos fora do sistema oficial ou após o prazo final não serão aceitos. Ele também se reserva o direito de solicitar documentos que comprovem a condição declarada para o uso do nome social.

As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o território nacional.

Para esclarecer dúvidas, o portal do Inep oferece uma seção de perguntas frequentes com as principais orientações aos participantes.


Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome