Uma megaoperação realizada nesta segunda-feira (16) está sendo realizada em Juazeiro, no norte da Bahia, como parte de uma ação estadual contra a atuação de facções criminosas dentro do sistema prisional. A operação, batizada de Reincidência, é coordenada pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e tem o apoio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO).
Ao todo, 30 mandados de prisão foram expedidos, sendo 28 contra detentos já custodiados em unidades prisionais e dois contra pessoas em liberdade, localizadas em bairros de Salvador. A maioria dos mandados está relacionada a crimes como tráfico de drogas, homicídios e roubos.
Além de Juazeiro, a operação ocorre de forma simultânea em Salvador e em outras oito cidades do interior: Irecê, Brumado, Jequié, Vitória da Conquista, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso e Feira de Santana.
Os alvos fazem parte de investigações que apontam a participação de internos em crimes organizados fora da cadeia, mesmo durante o cumprimento de pena. As ações na unidade prisional do município contam com o suporte do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop), da Diretoria de Segurança Prisional (DSP) e da Superintendência de Gestão Prisional (SGP).
De acordo com a Seap, o objetivo da ofensiva é frear a reincidência criminal e desarticular redes criminosas que continuam operando de dentro dos presídios.
Redação PNB, com informações Bahia BA