Moradores do Nossa Senhora das Grotas, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, procuraram o Portal Preto no Branco para reclamar dos transtornos enfrentados devido à falta de saneamento básico no bairro. De acordo com eles, desde a criação do bairro, que já é reconhecido oficialmente pela prefeitura, os problemas estruturais persistem.
“O Nossa Senhora das Grotas foi criado através de uma invasão, mas hoje já é reconhecido pela prefeitura como um bairro. Porém, desde a sua criação até hoje, nós não temos saneamento básico. O problema se agrava quando chove, pois as ruas, que ainda não são pavimentadas, viram praticamente uma lagoa”, relatou uma moradora.
Diante dos transtornos, os próprios moradores tentaram buscar uma solução por conta própria. “Nós, moradores, nos reunimos e compramos os canos para improvisar um saneamento, para evitar de ter água correndo no meio da rua e as fossas também. Mas não temos condições de levar esse serviço para frente”, desabafaram.
Eles também afirmam que já fizeram apelos à prefeitura, que chegou a enviar uma equipe ao local. “A prefeitura mandou uma equipe que abriu somente uma vala. Os trabalhadores ficaram de voltar e nunca mais voltaram”, reclamam.
A comunidade pede atenção do poder público para que providências sejam adotadas. “Estamos com esgotos escorrendo nas ruas, as fossas das casas ficam no meio das vias. É um odor horrível daquela lama podre. Aqui tem criança e também tem aparecido ratos, baratas, escorpiões por conta dos esgotos. Pedimos providências urgentes”,clamam.
Encaminhamos o apelo dos moradores para o Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro. Em resposta, o SAAE informou que “uma obra de esgotamento sanitário requer estudo e projeto para análise e viabilidade. Diante dessa situação os moradores devem criar uma comissão e formalizarem esse pedido a direção do SAAE para que analise essa viabilidade”.
Redação PNB