Papa Leão XIV faz alerta sobre o ‘desenvolvimento intelectual’ de jovens devido ao uso de inteligência artificial

0

O Papa Leão XIV se manifestou publicamente, nesta sexta-feira, sobre a crescente utilização da inteligência artificial (IA). Em mensagem enviada para a Segunda Conferência Anual sobre Inteligência Artificial, Ética e Governança Corporativa, em Roma, o Pontífice fez um alerta sobre as possíveis consequências da ferramenta no desenvolvimento intelectual dos jovens.

Desde sua eleição como líder da Igreja Católica, Leão XIV — formado em matemática — mencionou diversas vezes os riscos associados à IA, mas esta é a primeira vez que se pronuncia exclusivamente sobre o tema. A cúpula anual, que está em seu segundo dia, reúne líderes empresariais, políticos, acadêmicos e juristas.

— Todos nós estamos preocupados com o destino das crianças e dos jovens, e com as possíveis consequências do uso da IA em seu desenvolvimento intelectual e neurológico — disse o Pontífice.

Leão XIV retoma preocupações de seu antecessor, o Papa Francisco, que defendeu o conceito de “algorética” (ética dos algoritmos) e alertou para os perigos da IA.

— Nenhuma geração teve acesso tão rápido à quantidade de informações hoje disponíveis graças à IA. Mas o acesso aos dados, por mais vastos que sejam, não deve ser confundido com inteligência — acrescentou o Papa em um texto publicado pelo Vaticano.

Na terça-feira, ele afirmou diante dos bispos italianos que a IA, a biotecnologia, a economia de dados e as redes sociais representam “desafios que colocam em xeque o respeito pela dignidade da pessoa humana”. O próprio Pontífice, inclusive, foi alvo recentemente de desinformação por meio de deepfakes (vídeos altamente realistas gerados artificialmente).

No início de junho, uma investigação da AFP identificou dezenas de páginas no YouTube e TikTok que transmitiam mensagens geradas por IA simulando a voz do Papa em inglês ou espanhol.

Segundo um relatório de 2025 do Instituto Reuters, vinculado à Universidade de Oxford, publicado nesta terça-feira, a proporção de pessoas que afirmam usar IA semanalmente para obter informações é maior entre os jovens: 12% entre os menores de 35 anos e 15% entre os menores de 25 anos, em comparação com 7% da população geral.

O Globo

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome