Educadora reclama de permanência irregular de professores com contratos vencidos na rede municipal de Juazeiro; SEDUC responde

0

 

Uma educadora da rede municipal de Juazeiro, na região norte da Bahia, procurou o Portal Preto no Branco para reclamar de supostas irregularidades no processo de encerramento de contratos e contratação de novos professores. Por temer represálias, a profissional pediu para não ser identificada, mas afirmou que seu contrato foi encerrado recentemente, enquanto outros profissionais permanecem em sala de aula, mesmo com contratos vencidos desde maio.

“Tem professores que continuam ocupando vagas porque os gestores estão segurando, e quando outros professores chegam para assumir suas vagas em determinadas escolas, dizem que não tem vaga. Não é justo alguns saírem e outros não. Esses que saem são os que não estão sujeitos à bajulação. Eu fui uma das que saíram, mas sei que na EMEI onde trabalhava ainda tem vagas”, afirmou.

A profissional acusa ainda que há gestores usando os novos contratos para substituir pessoas por afinidade. “Tem gestor dizendo: ‘Chegando professores, vou colocando no lugar das que não quero’. E não é porque a pessoa não fez seu trabalho, é porque não se humilha. Isso precisa ser denunciado, é injusto. Se é para cumprir a regra, todos deveriam sair.”, declara.

A educadora ressalta que a Secretaria de Educação possui planilhas com os nomes dos professores cujos contratos venceram e, por isso, a situação poderia ser verificada facilmente. “A Secretaria sabe. Eles têm como comprovar quem está irregular. Isso não pode continuar.”, finaliza.

Encaminhamos a reclamação para a Secretaria de Educação de Juazeiro. Em resposta, a SEDUC informou que, “para garantir o cumprimento dos 200 dias letivos previsto no ART.24 da LDB/1996 e o pleno funcionamento das unidades escolares, os servidores temporários com contratos vencidos estão sendo substituídos gradativamente pelos professores classificados e convocados nos processos seletivos 001, 002 e 003/2025. A Seduc reforça, ainda, que qualquer cidadão pode encaminhar suas reclamações, críticas ou sugestões pelos canais oficiais da Ouvidoria da Prefeitura de Juazeiro. Fale com quem resolve: 74 98846 0016 ou pelo e-mail ouvidoria@juazeiro.ba.gov.br”.

 

Redação PNB 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome