Um usuário do Cadastro Único do município de Juazeiro, no Norte da Bahia, procurou o Portal Preto no Branco para alertar sobre as atuais condições de trabalho dos entrevistadores que atuam no equipamento público. Segundo ele, a situação vem acontecendo desde a gestão anterior e tem comprometido a qualidade do atendimento à população.
“Durante um atendimento no CadÚnico fui informado que, no final da gestão de Suzana Ramos, cerca de 10 entrevistadores foram demitidos e, até agora, não houve reposição dessas vagas. Os poucos profissionais que restaram estão sendo sobrecarregados, com carga horária estendida. Segundo relatos dos próprios trabalhadores, eles estão saindo às 17h40, quando o expediente deveria terminar às 17h. Diminuíram o número de colaboradores e aumentaram a demanda. Os servidores estão exaustos, e isso reflete diretamente no atendimento ao cidadão”, relatou.
Além da sobrecarga, o usuário também questiona a remuneração recebida pelos profissionais.
“Estão sobrecarregando seres humanos e pagando menos de um salário mínimo líquido. Os servidores não aguentam mais essa jornada exaustiva”, afirmou.
Ele ainda relatou a experiência pessoal que teve ao buscar atendimento no local.
“Sou usuário deste equipamento e fiquei horrorizado com a situação que encontrei na semana passada e novamente na segunda-feira. A quantidade de gente esperando para ser atendida e a pequena minoria de entrevistadores, muito mal pagos, tentando nos prestar um bom atendimento, é revoltante”, desabafou.
Encaminhamos os relatos do usuário para a Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome. Em resposta, a Sedes informa que “os entrevistadores sociais cumprem a carga horária correta de 40 horas semanais, das 8h às 17h, conforme o edital do processo seletivo. A jornada anterior, com término às 14h, não estava de acordo com o contrato vigente. A remuneração também segue os termos do processo seletivo. Para atender melhor à população diante da alta demanda, a equipe técnica do CadÚnico foi ampliada e a Secretaria aguarda a convocação de novos aprovados para reforçar ainda mais o atendimento. A Prefeitura de Juazeiro reitera seu compromisso com a transparência, valorização dos servidores e um atendimento digno e eficiente à população”.