Leitores do Portal Preto no Branco enviaram à nossa redação, neste sábado (19), um vídeo em que aparecem dois policiais militares abordando de forma violenta um motociclista. A ação ocorreu durante a Alvorada da tradicional Festa dos Colonos de Maniçoba, em Juazeiro, Norte da Bahia.
De acordo com a denúncia, ao perceberem o condutor da moto trafegando pela Avenida Jorge Khoury, os dois PMs alcançaram o homem e iniciaram as agressões. Um dos policiais chega a apontar uma arma e o outro dá um tapa na cara do motociclista.
Segundo a denúncia a abordagem aconteceu porque o motociclista usava a descarga cerradas na moto, “o que também já é tradição do local”,
“Todo ano é isso. A PM age com truculência com os filhos de Maniçoba. Se o motociclista estava errado que abordassem, mas não agredindo e botando arma na cara. Ano passado alguns motociclistas precisaram ser socorridos para a UPA, depois de sofrerem agressões dos policiais. As autoridades competentes precisam investigar mais este caso. A PM tem que orientar seus policiais, pois alguns demonstram total despreparo”, denunciou uma moradora ao PNB.
Estamos encaminhando a denúncia para o CPR-N.
Ano passado

Na edição da festa do ano passado, o Portal Preto no Branco foi procurado por um grupo de moradores que denunciaram agressão policial sofrida por motociclistas durante ação da 74º CIPM/Rural. De acordo com a denúncia, os participantes foram agredidos e ameaçados antes mesmo de apresentarem as documentações devidas, causando confusão e acidentes.
O grupo, em nota, repudiou a ação e e pediu punição para os agentes de segurança.
“Filhos e netos de colonos foram agredidos por policiais militares da 74º CIPM/Rural ao participarem da Alvorada Tradicional em Maniçoba, a qual já existe a 42 anos.
Tudo aconteceu devido os participantes usarem descargas cerradas nas motos, o que também já é tradição do local. Na hora da abordagem policial, os motoqueiros foram tratados igual a bandidos, apanhando antes de apresentarem as documentações devidas, causando confusão e acidentes pelos próprios policiais.
Além disso, pessoas nas portas de suas casas foram agredidas, só pelo fato da moto estar estacionada com a descarga cerrada, em frente as suas residências. Abusando de poder, tirando foto da pessoa agredida pedindo que não divulgasse, como forma de ameaça e ameaçando de entrar na casa para espancar mais pessoas. Teve gente que parou na UPA pelos tais espancamentos, segundo informações de moradores que presenciaram esses fatos ocorridos.
Nós, moradores do Perímetro Irrigado de Maniçoba, Juazeiro-BA, manifestamos nosso mais profundo repúdio ao recente episódio de abuso de poder de autoridade e violência perpetrado pela Polícia Militar da BA contra a nossa comunidade em Maniçoba.
Exigimos que as autoridades competentes tomem medidas imediatas para investigar este episódio de abuso de poder e punir os responsáveis por tais abusos, o qual deixou a comunidade em pânico. É imprescindível que a Polícia Militar da Bahia se comprometa a rever suas práticas e procedimentos, buscando sempre o respeito aos direitos humanos e à cidadania”
Redação PNB




Conduzir Moto Sem Capacete, Tou Nem Áí ! Afinal a Cabeça É Do Contutor, J̌á A Moto Sem A Descarga Isso Incomoda, Principalmente As Crianças Com Altismo, Os Idosos e Os Enfermos São Quem Mais Sofrem… Más É A Tradicional Festa Dos Colonos ? Que Graças As Imprudências de Pessoas Alcoolizadas Ofuscam O Que Já Foi Uma Tradição de Paz e Harmonia .