A família do senhor Gilmar Manoel dos Santos, de 62 anos, procurou o Portal Preto no Branco para acusar a equipe da Unidade Básica de Saúde do bairro Tabuleiro, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, de omissão de socorro e negligência. Em seu relato, uma sobrinha conta que o tio procurou a UBS com sintomas de infarto e mesmo assim não foi atendido.
“No dia 9 de julho de 2025, meu tio procurou a referida UBS apresentando fortes dores no peito, pressão arterial elevada e glicemia baixa, sintomas que configuram um quadro clínico de urgência e risco à vida. Apesar da gravidade da situação, os profissionais de saúde presentes na unidade se recusaram a prestar os primeiros socorros ao paciente, limitando-se a alegar que não podiam atender. Meu primo relatou que ele chegou ao posto chorando de dor, com a pressão alta e diabetes em 52. Ele estava com os três principais indicadores de que estava tendo um infarto, e mesmo assim não foi atendido devidamente”, relatou.
Ainda de acordo com a denúncia, a equipe da UBS também teria se recusado a acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
“Ainda mais alarmante foi que também se recusaram a acionar o SAMU, agravando o risco à saúde dele e contrariando o dever ético e legal de assistência imediata a pacientes em risco. Simplesmente o mandaram ir embora, chamar um carro por aplicativo. Lembrando que meu tio era um senhor de 62 anos, que estava com dor e precisando de socorro”, declarou.
Ela diz ainda que o idoso morreu no último dia 10, um dia após buscar atendimento na UBS, e ressalta que o cenário poderia ter sido outro caso o tio tivesse recebido atendimento na unidade.
“Infelizmente, meu tio faleceu um dia depois no Hospital Regional de Juazeiro. Ele começou a sentir as dores às 15 horas do dia anterior, que foi quando ele foi ao posto e, infelizmente, não teve o atendimento merecido. Talvez, se não tivessem negado socorro a ele, e ele tivesse recebido um atendimento no início do infarto, hoje ele estaria vivo”, acrescentou.
Ela finalizou ressaltando que o objetivo da denúncia é buscar apuração e melhorias no atendimento da unidade: “Diante da omissão de atendimento e da falta de responsabilidade por parte dos profissionais da UBS, solicitamos que sejam adotadas as medidas cabíveis para investigação do caso, responsabilização dos envolvidos e garantia de que essa situação não volte a ocorrer, protegendo assim a vida e a dignidade dos usuários do SUS”, concluiu.
Encaminhamos a denúncia para a Secretaria de Saúde de Juazeiro. Em nota, a SESAU informou que “A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) informa que já está apurando a situação relatada e reitera que será instaurada uma sindicância para investigar o caso com a devida responsabilidade e transparência. A Sesau reforça o compromisso da gestão com a ética, o respeito aos usuários do sistema de saúde e a conduta profissional dos seus servidores. Todas as providências cabíveis serão adotadas conforme os resultados levantados durante o processo de apuração”.
Redação PNB