A primeira feira literária de Sobradinho, “Virada da Leitura”, terá início na próxima sexta-feira (1º de agosto), na praça da Biblioteca ao lado da Escola de Gestão Compartilhada, a partir das 10 horas da manhã com as oficinas, mesas temáticas e muitas apresentações artísticas.
O pátio do evento será transformado em um grande espaço cultural com exposições de livros, artesanatos e uma feira gastronômica para completar toda essa diversidade.
A sexta feira, primeiro dia do evento, começa de forma movimentada com as primeiras oficinas sobre:
– Confecção de Pipa com Eudes Zambai e professor “Fom” às 10 horas da manhã na biblioteca.
– Produção de Poesias Negra com Eduardo, às 10 horas da manhã na biblioteca.
– A Cultura Popular do Rap com Junior Baladeira às 10 horas da manhã no Colégio Estadual Vila São Joaquim.
A tarde também na praça da Biblioteca terão duas importantes Mesas Temáticas reunindo convidados e autoridades que farão debates e discussões sobre os temas:- Literatura, História e Povos Originários e às 14 horas; Literatura e Protagonismo Juvenil às 17 horas
O espetáculo de literatura de musical com o grupo Mel do Cumbe, acontece às 16 horas na praça da biblioteca no intervalo entre as oficinas.
Às 19h acontece a cerimônia de abertura com autoridades locais e regionais e na sequência, um momento de homenagens às pessoas que contribuem com a identidade cultural e histórica do município de Sobradinho.
A programação segue com roda de conversas e apresentações culturais e shows com: Galeota das Artes, Caul Sena banda, P1 Rappers e Yasias Mandiba.
No sábado também começa com as seguintes oficinas:
– Contação de História com Willian Fernando oficinas partir das 9 horas da manhã na biblioteca
-Teatro da Solidão Solidária com Ivan Antônio e às 10h no Colégio Estadual São Joaquim
– Produção de Cordéis com Maviael Melo às 14 horas no Colégio Estadual São Joaquim
A apresentação de teatro da Turma do Contador de História acontece às na praça da biblioteca
As mesas temáticas que acontece no domingo são: – Comunicação e Juventude às 14 horas na praça da biblioteca; Literatura Negra e Ancestralidade às 16 hora da na praça da biblioteca.
Ainda no sábado a partir das 19 tem recital de poesia e show musical com Maviael Melo, Escolinha Tia Miryan, Afoxé Filhos de Zaze e o forró tradição com Xerim de Xiqueiro.
O evento, é um importante projeto promovido pela Associação de Artes Cênicas de Sobradinho – contemplada no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (n.º 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon.
O projeto conta ainda com o apoio cultural do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), vinculado à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, por meio da Rádio Educadora FM e da TVE Bahia.
Ascom



