Datafolha: Mesmo com apoio dividido, Lula é visto como presidenciável em 2026

0

A pesquisa divulgada pelo Datafolha na noite deste sábado (2) mostra que a maioria dos brasileiros acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai  tentar à reeleição na eleição presidencial do ano que vem.

De acordo com o levantamento, 71% dos entrevistados acreditam que o petista será um dos presidenciáveis no pleito de 2026. Outros 23% avaliaram que talvez ele dispute o pleito. Já outros 23% dizem que Lula não tentará a reeleição no ano que vem.

A pesquisa ainda mostra um apoio à candidatura do atual presidente. Para 54% dos entrevistados, Lula não deveria disputar a reeleição, contra 44% dos que defendem que o petista tente se manter no cargo.

Disputa pela sucessão de Lula

O Datafolha ainda testou alguns nomes para a eleição presidencial do ano que vem, caso Lula decida não tentar a reeleição.

De acordo com o levantamento, o nome que vem ganhando força é do atual vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que saiu de 18%, em abril, para 26% das intenções de voto.

O desempenho dele só é menor do que o do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), que tem apoio de 29% dos entrevistados. Em abril, o percentual era de 37%.

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), aparece com 13%. Já nomes como Rui Costa (Casa Civil) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) não passam dos 10%.

O Datafolha entrevistou 2.004 eleitores maiores de 16 anos em 130 cidades, entre os dias 29 e 30 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%.

BNews

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome