Após diversas reclamações, a Secretaria de Saúde de Juazeiro/Sesau informou em nota enviada ao Portal Preto no Branco que já iniciou, “desde o começo desta semana, o processo de entrega das carteiras de identificação destinadas a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e fibromialgia”.
O órgão afirmou ainda que “estão sendo distribuídas 111 carteiras para pessoas com TEA e 113 carteiras para pessoas com fibromialgia. A equipe da Sesau está em contato direto com os beneficiários e suas famílias, organizando a entrega de forma gradual e segura. A Secretaria reforça o compromisso com a garantia dos direitos e a promoção da qualidade de vida da população, especialmente daqueles que necessitam de atendimento prioritário e especializado”.
Reclamações
Nessa quarta-feira (06),
A mãe atípica Sabrina procurou o PNB para reclamar da morosidade na emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), em Juazeiro, na região Norte da Bahia. Segundo ela, mesmo com toda a documentação entregue à Secretaria de Saúde, o documento, garantido por lei, ainda não havia sido emitido.
“Conforme a Lei nº 13.977/2020, a carteira deve ser emitida em até 60 dias após a entrega de toda a documentação, inclusive o relatório médico com CID. Mas fui informada por uma funcionária da Secretaria de Saúde de Juazeiro que, até o momento, nenhuma carteirinha foi entregue este ano. Já estamos em agosto!”, relatou.
Sabrina ressaltou ainda que outras mães atípicas aguardam a emissão da CIPTEA desde 2023. “Algumas mães me disseram que tiveram que refazer toda a documentação porque, segundo relataram, a gestão passada simplesmente sumiu com os papéis. É um desrespeito com as famílias que já enfrentam tantas dificuldades”, desabafou.
Ela finalizou fazendo um apelo às autoridades. “Não é só um papel. Essa carteirinha é importante para garantir os direitos dos nossos filhos. Precisamos de uma resposta e, mais do que isso, de uma solução.”
Em fevereiro deste ano, a mãe atípica de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), fez um apelo à Secretaria de Saúde de Juazeiro para ter acesso a carteira de identificação do filho. Segundo relatou na ocasião, a escola em que a criança está matriculada solicitou o documento e mesmo após 4 meses tem tentado, a carteira ainda não havia sido liberada.
“Toda vez que vou na SESAU me dão uma desculpa. Fui ontem e disseram que, no momento, o órgão está sem gráfica, o que seria uma coisa simples de se resolver. Estou tentando acessar um coisa que é o direito do meu filho e a escola está exigindo a carteirinha para identificá-lo. Sei de outras mães que estão na mesma situação e que estão sempre na secretaria e nada das carteirinha serem disponibilizadas”, relatou a mãe.



