“Eu achei muito legal. Porque foi muito divertido, teve muita brincadeira e muita dança. Eu aprendi que não pode deixar o nosso cachorrinho pegar a raiva. Tem que levar no veterinário e vacinar.” O depoimento é de Maria Rita, aluna do Infantil da Emei Maria Júlia Rodrigues Tanuri, no bairro Dom Thomaz, onde a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde de Juazeiro realizou nesta quinta-feira (21) uma ação lúdica sobre a vacinação antirrábica.
Para Nicola Souza, outro estudante da escola, a mensagem foi clara. “Eu aprendi sobre a vacinação do cachorro. Vou falar pra minha mãe que tem que dar sempre a vacina. Se o cachorro tiver com raiva, aí tem que ir no veterinário.”
As falas das crianças confirmam o objetivo do encontro: ensinar de maneira simples, leve e divertida a relevância da imunização para proteger cães, gatos e, principalmente, os próprios seres humanos contra a raiva.
Educação e prevenção
A médica veterinária da Sesau, Graziella de Souza Correio Vasconcelos, reforçou a importância do trabalho contínuo. “Esse trabalho é permanente. Só vacinar os animais não resolve, é preciso educar a população. E quando a gente educa desde cedo, principalmente as crianças, elas absorvem rápido e passam adiante. São multiplicadoras dentro de casa”, explicou.
Já a coordenadora da Emei, Patrocínia Maria Santos Régis, ressaltou o impacto do aprendizado coletivo. “É uma ação bastante positiva, porque as crianças levam essa informação para casa, para os pais, para os vizinhos. É um cuidado que se multiplica”, avaliou.
Campanha de Vacinação Antirrábica 2025
A vacinação previne a raiva, uma doença grave que pode afetar tanto animais quanto pessoas. Podem ser vacinados cães e gatos a partir dos três meses de idade que ainda não tenham recebido a dose neste ano.
Ponto fixo
Ascom PMJ

