Na tarde desta quinta-feira (6), após reportagem do Portal Preto No Branco sobre a prática de uma Lan House, situada no bairro Itaberaba, em Juazeiro, que estava cobrando R$ 100 para realizar as inscrições do Programa Minha Casa Minha Vida, a Polícia Civil e equipes do Procon e da Secretaria de Ordem Pública e Habitação (SOPH) foram até o estabelecimento para apurar o caso.
A denúncia foi feita por moradores do bairro, que procuraram nossa redação, questionando a legalidade da prática que consideram abusiva e enganosa.
De acordo com informações obtidas por nossa equipe, no local foram apreendidos 3 notebooks, 4 celulares e uma lista com mais de 250 consumidores que já tinham realizado o pagamento pelas inscrições. O estabelecimento, que não possuía Alvará de Funcionamento, foi interditado pela SOPH e o proprietário encaminhado à Delegacia de Polícia para ser ouvido pelo Coordenador da PC.
Ele deve responder por crime contra a relação de consumo e estelionato.
Denúncia
“Tem um proprietário de uma Lan House aqui do Itaberaba que está cobrando cem reais para cadastrar as pessoas no Minha Casa, Minha Vida. Ele chegou a criar um grupo ainda em julho deste ano e, naquela época, cobrava cinquenta reais para garantir as inscrições. Agora que o cadastro começou, ele já está cobrando o dobro”, contou um morador ao PNB.
Ainda de acordo com ele, o homem estaria dando falsas esperanças de que, fazendo o cadastro com ele, a pessoa terá mais chances de ser aprovada: “Ele fala como se tivesse algum tipo de influência, deixando a entender que, se a pessoa for em outro lugar, as chances de ser aprovada são mínimas, e com ele é maior. Muita gente, que não tem conhecimento ou acesso à informação, acaba acreditando. Isso não existe. É um processo aberto para todo mundo”, relatou.
Outra moradora criticou o comportamento do proprietário e classificou a situação como uma exploração.
“Claro que a Lan House pode cobrar pelo uso da internet, que tem seus custos, mas se aproveitar do momento em que pessoas de baixa renda, com dificuldades de acessar a internet, estão em busca de sua moradia, é exploração e falta de humanidade. Cobrar cem reais e ainda dar esperança ao povo podre é desumano”, completou.
Ainda segundo os relatos, o homem já teria reunido mais de mil famílias interessadas em se cadastrar por meio dele: “É revoltante, porque ele está se aproveitando da necessidade das pessoas e faturando. E o pior é que muita gente simples acredita que está garantindo uma vaga”, lamentou outra moradora.
O Portal Preto no Branco teve acesso a áudios enviados pelo proprietário da Lan House a pessoas interessadas nas inscrições.
Leia a transcrição de um trecho:
‘Bom dia, pessoal. Quem está falando é o A***** Tudo bem com vocês? Espero que sim. Eu estou passando para informar o seguinte: nós estamos aqui fazendo o contato com cada cliente que nos deu o nome, que fez o pagamento, para poder atualizar algumas informações. E assim que estiver tudo certinho, nós vamos começar a fazer os cadastros. Ah, não começou a fazer ainda? Não, porque o sistema está apresentando erros. Muitas coisas que estão sendo colocadas lá não estão sendo acatadas pelo sistema da forma adequada como deveria. Então, nós vamos esperar o momento certo para que a sua inscrição seja feita e validada. Tem muita gente por aí cobrando 30, 40, 50 reais para poder fazer isso. Vocês que pagaram na época 50 reais e quem me segue no Instagram pagaram 40, estão garantidos. Agora, os novos clientes que vierem aqui, o valor será 100 reais e só entrarão na lista após eu concluir de quem já fez comigo naquela época a inscrição na nossa pré-lista e que confiou no nosso trabalho. Portanto, eu vou entregar a vocês o que é o correto, o que é certo e da forma preenchida, da forma mais correta possível e plena. Muitos aí estão cobrando 30, 40 reais, volto a falar, você vai ter o seu cadastro lá dentro, vai chegar lá, ele vai ser cancelado, infelizmente. E no final aparece: você concluiu, parabéns. Mas não significa que está certo. Gente, estou aqui lutando por nossos direitos, por vocês também.”
Redação PNB



