Forças de segurança deflagraram, nesta terça-feira (18), uma nova etapa de ações voltadas ao enfrentamento do crime organizado em diferentes regiões do país. A operação, batizada de Alta Potência 2, tem como objetivo desarticular núcleos ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC) e ao Bonde do Maluco (BDM), facções que mantêm articulação criminosa entre a Bahia e outros estados.
Coordenada pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a ofensiva reúne equipes da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO) e da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP). Cerca de 250 agentes participam das ações simultâneas.
Os mandados judiciais, de prisão e de busca e apreensão, estão sendo executados em diversas cidades baianas, incluindo Salvador, Jequié, Ipiaú, Serrinha, Itagibá, Ubatã, Gandu, Ilhéus, Porto Seguro e Ibirataia. Fora da Bahia, os alvos se estendem a Guarulhos e Franca, municípios do Estado de São Paulo, em Minas Gerais a operação ocorre na cidade de Sacramento, e em Santa Catarina no município de Barra Velha.
A ofensiva é resultado do aprofundamento das investigações iniciado após a captura de Marcos Antônio Santos Chaves, o “Playboy”, apontado como um dos principais articuladores do BDM. Ele foi preso em fevereiro, em Barra Velha (SC), em uma ação conjunta entre forças de segurança baianas e catarinenses. De acordo com as apurações, o investigado mantinha controle sobre atividades de tráfico de drogas e armas, determinava execuções e comandava esquemas de lavagem de dinheiro.
Redação PNB



