Moradores de diversos bairros de Juazeiro estão notando uma melhoria significativa na qualidade de vida após os recentes trabalhos de manutenção, limpeza e desobstrução dos canais realizados pela Prefeitura Municipal.
Em contato com o Portal Preto no Branco, moradores indicam uma diminuição considerável na população de muriçocas na cidade.
“Agora sim temos prova que estão trabalhando no combate às muriçocas. O efeito é imediato. É só limparem mesmo, de verdade, que elas somem”, relatou a dona de casa Sueli Santos, do Argemiro.
“Quando eles querem limpar, eles limpam e a gente sente na hora. Então, não adianta anunciar que estão fazendo o trabalho quando não estão. O problema das muriçocas amenizou muito e a gente agradece, pois estava um verdadeiro inferno”, ressaltou o morador do Jardim Universitário, Augusto Almeida.
Apesar da satisfação, os moradores reforçam um pedido à gestão municipal: a continuidade e a frequência dos serviços.
“Que a prefeitura não ‘descanse’ e continue com este trabalho para que o problema não retorne. Não adianta fazer o serviço de limpeza dos canais apenas de vez em quando, mas antes que elas tomem conta da cidade. Este trabalho deve ser contínuo e seguir uma programação”, alertou Augusto.
Serviços de manutenção dos canais
A Prefeitura de Juazeiro informou que continua executando os serviços de manutenção, limpeza e desobstrução dos canais, em preparação para o período de chuvas e no combate às muriçocas. Segundo a Secretaria de Serviços Públicos (SESP), esta semana, equipes estão atuando simultaneamente no canal do bairro João Paulo III, no Canal do Mulungu e no canal do bairro João XXIII.
“A gente sente a diferença. Antes, o lixo e o mato juntavam muita muriçoca e, quando chovia, era complicado. Com essa limpeza, a situação melhora muito para todos nós”, relatou José Almeida, morador do bairro João Paulo II.
O gerente de Limpeza Pública, Luan Santos, explica que essas ações são contínuas e fazem parte da preparação da cidade para o período chuvoso. “Estamos atuando diariamente nos canais para garantir que estejam limpos e desobstruídos antes das chuvas. Esse trabalho preventivo evita alagamentos, melhora o escoamento da água e reduz a proliferação de muriçocas nos bairros”, destacou.
Já o secretário de Serviços Públicos, Romário Varjão, reforça a importância da manutenção regular dos canais. “É uma ação essencial para a saúde pública e para o bem-estar da população. Com os canais limpos, diminuímos a presença de vetores de doenças e reduzimos os riscos de acúmulo de água parada e alagamentos. É um trabalho que traz resultados diretos para o dia a dia dos moradores”, afirmou.
Redação PNB, com informações Ascom/SESP



