A Secretaria de Relações Institucionais (Serin) anunciou nesta quinta-feira (27), a Proposta de Emenda à Lei de Previdência da Constituição da Bahia que garante Integralidade e Paridade aos policiais civis. A reunião ocorreu na sede da Serin, no CAB, com a presença do secretário Adolpho Loyola, que destacou a importância da medida para a valorização de investigadores, escrivães, delegados e peritos. A PEC, enviada hoje à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), também contempla os policiais penais.
O presidente do Sindpoc, Eustácio Lopes, ressaltou o papel dos policiais civis no combate ao crime organizado e defendeu a necessidade de reconhecimento. “Nossos colegas atuam diariamente na linha de frente, enfrentando desafios imensos. O policial sai para trabalhar e não sabe se irá retornar vivo para casa. Portanto, é fundamental que sejam valorizados”, afirmou.
A alteração na Lei de Previdência restituirá aos servidores o direito à Integralidade e à Paridade, retirados em 2019 pela reforma previdenciária federal e mantidos pela gestão estadual da época. Para a categoria, o avanço representa um marco.
“A PEC demonstra a sensibilidade do governador Jerônimo, que mais uma vez mostrou estar ao lado da categoria. É uma conquista extremamente relevante, que permitirá aos policiais civis se aposentar com mais dignidade”, disse Lopes.



