Pelo menos quatro Boletins de Ocorrências (BO) foram registrados essa semana sobre furto de hidrômetros em Bairros de Juazeiro. De acordo com imagens capturadas por câmeras de segurança, os indivíduos agem rápido, arrancam o equipamento e deixam a água jorrando, causando desperdício e prejuízo ao SAAE e usuários que ficam sem o abastecimento.
A direção do SAAE já havia registrado, no início do ano, Boletim de Ocorrência contra furtos de tampas dos Poços de Visita (PVs) e, após diligências, a polícia encontrou alguns destes equipamentos em ferros velhos da cidade. Agora, com o furto de hidrômetros, os próprios usuários estão prestando queixa. Já foram identificados furtos em ruas do centro da cidade, bairros Novo Encontro, Lomanto Júnior e até em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
O furto de hidrômetros é considerado crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro e está sujeito à pena de reclusão de 1 a 4 anos além de multa.
Os ladrões roubam os equipamentos devido ao valor de materiais como latão, cobre e alumínio, que são vendidos ilegalmente. A policia deve investigar mais essa ocorrência contra danos ao patrimônio público e chegar aos responsáveis pelos furtos que, além do prejuízo financeiro a concessionária provoca a falta de água para os usuários do SAAE.
O SAAE orienta aos usuários que por ventura tenham seus hidrômetros furtados a prestarem queixa na delegacia e comunicar a autarquia para que sejam adotados as providencias cabíveis.
Ascom



