Moradores do bairro Vila Débora/Dom Avelar, em Petrolina, no sertão de Pernambuco, entraram em contato com o Portal Preto no Branco para criticar a falta de saneamento básico na comunidade. Eles afirmam que a situação se arrasta há anos, sem qualquer intervenção efetiva do poder público.
“Aqui não existe saneamento básico. A situação é complicada, a cada 2-3 meses precisamos pagar uma empresa para realizar a limpeza das fossas, o que custa em torno de R$ 150,00. E o pior, para não encher tão rápido as fossas, alguns moradores optam por descartar a água na rua, formando poças de lama e buracos que dificultam o trânsito das pessoas. Tem muitos terrenos no local, porém os proprietários não querem investir em construções, pois sabem que terão dificuldade de vender”, relatou uma moradora.
Ainda conforme os relatos, o sentimento predominante entre os moradores é de abandono. “Essa parte do bairro parou no tempo, moro aqui há 10 anos, e não houve nenhuma melhoria estrutural, nenhum investimento. Lembrando que a garantia de acesso ao SANEAMENTO BÁSICO é essencial e está pautada na Lei nº 11.445/2007. Só estamos pedindo o básico, e que as autoridades competentes possam cumprir com seu dever”, acrescentam.
Encaminhamos os relatos para a Compesa, responsável pelo serviço, e aguardamos uma resposta.
Redação PNB



