Direção da APLB Sindicato em Juazeiro comemora assinatura de acordo com o governo que garante atualização do piso para aposentados da educação baiana

0

Mais uma grande vitória pode ser comemorada pelos servidores baianos da educação que já estão aposentados. Após uma longa luta construída com diálogo, responsabilidade e atuação sindical, a APLB Sindicato na Bahia fechou acordo com o governo do Estado e o governador Jerônimo Rodrigues assinou o documento nesta quinta-feira (18).

O próximo passo agora é o recebimento dos valores atualizados que começarão a ser pagos a partir de maio de 2026. O acordo assegura que todos os professores e professoras aposentados(as) e pensionistas recebam o piso, inclusive os que ainda não possuíam toda a documentação legal regularizada.

Jerônimo Rodrigues afirmou que ninguém ficará de fora da conquista e destacou a importância da atuação da APLB na condução do processo que foi acompanhado pela Justiça e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), dentro dos princípios da ética, da honestidade e da legalidade.

Nas palavras usadas pelo governador, os parabéns foram dados ao movimento de luta da APLB que sempre insistiu e lutou por este direito. Sua compreensão e empatia é maior por ser professor e ter familiares professores e professoras aposentadas. Segundo Jerônimo, o acordo contempla um processo de compensação financeira gradual, garantindo justiça fiscal e financeira. Ele disse que o Governo contabilizou um período de dez anos a partir de 2025 e confirmou que haverá compensação referente ao próprio ano de 2025, a partir desta data de assinatura.

Na folha de maio de 2026, já haverá o ressarcimento e a complementação para que todos os aposentados e pensionistas da Bahia que são professores(as) recebam o piso. O governador e a APLB reforçaram que é fundamental ter atenção ao prazo de adesão ao acordo, que será de 20 de janeiro a 31 de março. Todos que têm direito precisam realizar o credenciamento e a adesão dentro desse período.

De acordo com o coordenador geral da APLB na Bahia, Rui Oliveira, a entidade vai orientar e dar todo o suporte necessário com acompanhamento permanente para garantir que a categoria acesse este direito. “Foi uma luta árdua, construída com esperança, com diálogo e atuação constante. Valeu a pena a espera. Agora vamos colher os frutos”, disse o professor Rui Oliveira, coordenador geral da APLB.

Feliz em anunciar aos servidores aposentados e aposentadas, ativos, inativos e pensionistas de Juazeiro, o diretor da APLB Sindicato em Juazeiro Gilmar Nery, comemorou informando a todos a grande vitória obtida. “Esse acordo tão esperado pela categoria demorou, mas aconteceu e nós temos que comemorar. Foi assinado na governadoria na presença dos representantes sindicatos junto com nossa liderança maior, professor Rui Oliveira, que tanto lutou e vem lutando para melhoria da qualidade de ensino e valorização da qualidade da educação”, afirmou.

Para Gilmar, esse acordo representa uma grandiosa conquista para toda categoria, principalmente para aqueles que ficaram fora da tabela ganhando menos que um salário mínimo. Ele explica que essa realidade vai mudar, pois a partir de agora, todos receberão o piso nacional do magistério, garantido a partir do mês de março de 2026, além de uma compensação anunciada pelo governo.

“Todos poderão aderir ao acordo e receber o retroativo dos últimos cinco anos. Estamos aplaudindo e comemorando essa grande vitória da APLB e agradecendo, claro, ao governador Jerônimo Rodrigues e à secretária Rowena Brito que dedicaram seus esforços para que isso pudesse acontecer”, concluiu Gilmar Nery.

 

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome