Profissionais de enfermagem que atuam no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), no norte da Bahia, voltaram a procurar o Portal Preto no Branco para denunciar atraso no pagamento de valores referentes ao piso da enfermagem e ao décimo terceiro salário. Segundo os trabalhadores, o dinheiro já consta no Portal da Transparência do Governo do Estado, mas até esta segunda-feira (22) não foi creditado.
“O estado fez o repasse para a instituição dia 28/11 referente ao mês de novembro, e como sempre saiu no portal da transparência, porém hoje já é 22/12 e nada de pagamento, e nenhuma justificativa. O RH sempre com as mesmas desculpas, porém é nítido que foi realizado e é algo divulgado pelo estado.
No mês de outubro, a gente só recebeu os valores após as denúncias”, declarou um profissional.
Os relatos destacam ainda que a situação não é inédita.
“Gostaríamos de saber quando eles irão repassar o dinheiro referente ao retroativo de novembro e o décimo terceiro do piso da enfermagem, já está na conta da OSID.
Todo mês é a mesma coisa. Precisamos cobrar algo que é nosso por direito. Eles não podem nem dizer que o dinheiro não está na conta, porque já está no portal o valor direcionado para a OSID, e foi o retroativo de novembro com o retroativo do décimo”, acrescenta outra funcionária.
Além do atraso nos pagamentos, os trabalhadores também relatam condições precárias de trabalho.
“Trabalhamos sem farda, contaminando nossas roupas que vínhamos de casa, não temos farda para trabalhar, sendo cobrados, com sobrecargas, e ainda temos que ficar cobrando um dinheiro que é nosso por direito”, finalizam.
Encaminhamos, mais uma vez, os relatos para a gestão do HRJ em busca de esclarecimentos.
Redação PNB



