Profissionais de enfermagem que atuam no Hospital Regional de Juazeiro, na região Norte da Bahia, continuam cobrando o pagamento do retroativo do piso salarial referente ao mês de novembro. Em relatos enviados ao Portal Preto no Branco, eles destacam que, até este sábado (27), o valor ainda não foi repassado pela empresa gestora.
“Sou funcionária do Hospital Regional de Juazeiro. Gostaria de dizer que, até o momento, não recebemos retroativo do piso salarial referente ao mês de novembro. Hoje é 27/12 e, até o momento, não foi passado nenhum pronunciamento para a gente. Isso é um castigo, só pode, porque o mês de outubro foi pago dia 02/12. E até agora não pagaram novembro. Sabemos que os valores constam na conta da empresa. Não é possível que vai entrar 2026 e eles não irão repassar os valores referentes a novembro”, desabafou uma funcionária, que preferiu não ser identificada.
Ainda de acordo com a trabalhadora, o Governo do Estado já realizou a transferência do recurso para a empresa, mas os profissionais ainda não receberam.
“Hoje tem 29 dias que o dinheiro foi transferido para a empresa e nada da gente receber. O retroativo referente ao décimo também já foi repassado, e nunca se pronunciam a nada com seus funcionários. Precisamos de resposta, isso é uma falta de respeito com seus colaboradores”, completou.
Encaminhamos, mais uma vez, os relatos para a gestão do HRJ e aguardamos uma resposta.
Relembre
Na última segunda-feira (22), profissionais de enfermagem já haviam entrado em contato com o PNB para reclamar da situação.
“O estado fez o repasse para a instituição dia 28/11 referente ao mês de novembro, e como sempre saiu no portal da transparência, porém hoje já é 22/12 e nada de pagamento, e nenhuma justificativa. O RH sempre com as mesmas desculpas, porém é nítido que foi realizado e é algo divulgado pelo estado.
No mês de outubro, a gente só recebeu os valores após as denúncias”, declarou um profissional na ocasião.
Os relatos destacaram ainda que a situação não é inédita.
“Gostaríamos de saber quando eles irão repassar o dinheiro referente ao retroativo de novembro e o décimo terceiro do piso da enfermagem, já está na conta da OSID. Todo mês é a mesma coisa. Precisamos cobrar algo que é nosso por direito. Eles não podem nem dizer que o dinheiro não está na conta, porque já está no portal o valor direcionado para a OSID, e foi o retroativo de novembro com o retroativo do décimo”, acrescentou outra funcionária.
Além do atraso nos pagamentos, os trabalhadores também relataram condições precárias de trabalho.
“Trabalhamos sem farda, contaminando nossas roupas que vínhamos de casa, não temos farda para trabalhar, sendo cobrados, com sobrecargas, e ainda temos que ficar cobrando um dinheiro que é nosso por direito”, finalizaram.
Redação PNB



