Sesau esclarece suspensão temporária e prevê retomada gradual dos serviços nas UBSs de Juazeiro a partir desta terça (6)

0

A suspensão temporária das atividades em parte das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município de Juazeiro, na região Norte da Bahia, nesta segunda-feira (05), gerou questionamentos entre os usuários. A medida ocorre em razão do período curto de transição para o novo modelo de cogestão com uma Organização da Sociedade Civil (OSC).

Em contato com o Portal Preto no Branco, uma usuária da UBS do Residencial Dr. Humberto questionou quando os serviços serão restabelecidos plenamente. 

“Temos consultas marcadas, receitas para serem renovadas e medicamentos para pegar na UBS. Por isso, precisamos saber quando os atendimentos serão retomados. Essa informação não ficou clara para a gente. Além disso, queremos saber como ficará a situação dos usuários que tinham atendimentos agendados para hoje, marcados há 15 dias. Irão remarcar para outra data?”, questiona. 

Já a dúvida de outro usuário da UBS do bairro Itaberaba é sobre a situação dos funcionários das unidades. 

“Fomos informados de que a empresa que irá assumir as UBS’S está contratando novos funcionários e os antigos irão sair. Tem um comunicado informando que amanhã as unidades irão abrir, mas com os funcionários sem nenhum tipo de experiência, pois não houve transição com antecedência. Tem um comunicado avisando que os funcionários em cargos comissionados terão que aguardar nomeação no Diário Oficial para iniciar as atividades. Por isso, gostaria de saber como ficarão os quadros de funcionários das unidades, pois ainda está tudo muito incerto”, declarou. 

Em nota enviada ao Portal Preto no Branco, a Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro (Sesau) esclareceu que “as suspensões temporárias das atividades em parte das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram previamente comunicadas à população e integram um planejamento estratégico, com o objetivo de garantir a continuidade da assistência de forma organizada, responsável e segura. Nesta segunda-feira (5), está sendo realizado o acolhimento e integração dos profissionais recentemente contratados, conforme planejamento estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde. Essa etapa é fundamental para a reorganização da rede e para a retomada gradativa dos serviços nas unidades. A previsão é de que, a partir desta terça-feira (6), as demais Unidades Básicas de Saúde iniciem seu funcionamento. No entanto, considerando que o quantitativo de profissionais ainda está em fase de ajuste, algumas unidades poderão operar de forma parcial, havendo a possibilidade de que determinados serviços não sejam ofertados temporariamente. A Sesau ressalta que essa situação é transitória. No período da tarde de hoje, será realizado o encontro de acolhimento dos profissionais, conforme já divulgado em nota oficial. Esse momento será destinado à escuta, integração e à definição e, se necessário, readequação das lotações previamente estabelecidas, levando em consideração as demandas apresentadas pelos próprios trabalhadores. Somente ao final desse processo, no fim da tarde de hoje, será possível confirmar com maior precisão o cenário de funcionamento das UBSs para o dia seguinte. A expectativa da gestão é de que a maior parte das unidades consiga manter o atendimento, dentro das condições possíveis, assegurando uma retomada gradual, organizada e comprometida com a população. A Sesau reafirma seu compromisso com a transparência, o fortalecimento da Atenção Básica e a garantia do cuidado em saúde à população juazeirense”.

Funcionamento excepcional

Nesta segunda, algumas UBS’s de Juazeiro estão abertas, com funcionamento parcial das atividades. O atendimento ocorrerá na zona rural das 7h às 13h e na zona urbana das 7h30 às 13h.

Veja as UBSs com funcionamento mantido parcialmente:

Abóbora;
Alagadiço;
Alto da Aliança;
Alto da Maravilha;
Alto do Cruzeiro;
João XXIII;
Dom Thomaz;
Antônio Guilhermino;
Argemiro;
Penha;
Quidé;
Palmares;
Dom José Rodrigues;
João Paulo II;
Mandacaru I;
Mandacaru II;
Campos;
Conchas;
CAJ;
Maniçoba II;
NH4;
NH1/2;
NH3;
Poções;
Carnaíba;
Juremal;
Massaroca;
Capim de Raiz;
Goiabeira;
Pinhões.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome