Conselho Municipal LGBT+ de Juazeiro define atuação no Carnaval 2026 com ações do Observatório da Diversidade

0

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da População LGBT+ de Juazeiro iniciou o ano de 2026 com a definição das ações que serão desenvolvidas ao longo do mês de janeiro e durante o período do Carnaval 2026, com destaque para a participação no Observatório da Diversidade.

A definição das estratégias ocorreu durante reunião realizada na quinta-feira (8), na Casa dos Conselhos, com foco no planejamento das atividades do Mês da Visibilidade Trans e na atuação do Conselho durante a maior festa popular do município. O Observatório da Diversidade será realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (Sedes).

Durante o Carnaval, o Conselho Municipal LGBT+ estará presente todos os dias da festa, atuando no Observatório com ações de suporte, acompanhamento e encaminhamento de possíveis situações de violência e LGBTfobia.

O ponto de funcionamento do Conselho durante o evento será ao lado da Catedral, facilitando o acesso da população.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal LGBT+, Fábio Ronaldo, as ações integram um planejamento mais amplo para o mês de janeiro.

“Iniciamos o ano com reuniões, pensando as ações que serão desenvolvidas neste mês de janeiro, mês da visibilidade trans, em parceria também com o CPDD e as Sedes. Uma das ações a ser desenvolvida é o observatório, que estará funcionando durante o período do carnaval, todos os dias, dando suporte, acompanhando, caso exista, situações de violência e LGBTfobia.”

Além da atuação no Carnaval, o Conselho também está apoiando iniciativas que ampliam a visibilidade da população LGBT+, especialmente da população trans. “No próximo sábado estará ocorrendo o concurso da Rainha do Carnaval, e temos uma candidata trans que está concorrendo, a Keila, que estará recebendo o apoio do Conselho”, completou Fábio Ronaldo.

A participação do Conselho no Observatório da Diversidade reforça o compromisso com a promoção dos direitos humanos, o enfrentamento ao preconceito e a construção de um Carnaval mais inclusivo, seguro e respeitoso para todas as pessoas.

Ascom PMJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome