Professora aposentada relata descontos antecipados do Plano de Saúde pela APLB/Juazeiro e diz ter sido prejudicada financeiramente; entidade esclarece

1
Economia, Moeda Real,Dinheiro, Calculadora

Uma professora aposentada do município de Juazeiro, na região Norte da Bahia, beneficiária do plano de saúde Unimed procurou o Portal Preto no Branco para relatar uma situação que, segundo ela, vem causando transtornos e insegurança financeira. De acordo com a usuária, o pagamento da mensalidade do plano é feito por meio de desconto automático, autorizado por ela, exclusivamente na data em que recebe o salário.

“Meu plano é da Unimed e o desconto da mensalidade, pela APLB Sindicato,  é automático, sempre na data do pagamento do meu salário. Só que, nos últimos dois meses seguidos, eles cobraram antes da data combinada, e isso me causou muitos transtornos. Só percebi quando fui olhar minha conta, ela estava com saldo devedor. Ou seja, o desconto foi retirado do meu limite e eu acabei pagando taxas bancárias por causa de um erro que não foi meu””, relatou.

Segundo a usuária, no primeiro mês em que a cobrança antecipada aconteceu, ela entrou em contato com a operadora e recebeu a garantia de que a situação não se repetiria.

“Até onde se sabe a Unimed não tem gerenciamento sobre os descontos de mensalidades de beneficiários, já que os descontos são administrados pelas contratantes que enviam o valor da fatura global. Mesmo assim , eu liguei, expliquei tudo e me garantiram que isso não ia mais acontecer. Mas em dezembro fizeram a mesma coisa de novo”, afirmou.

A repetição do problema deixou a beneficiária apreensiva.

“Agora eu estou com medo disso voltar a acontecer em janeiro. Será que vão cobrar antes da data novamente? Eu autorizei o desconto, sim, mas é na data do meu pagamento. Antes disso, não pode”, reforçou.

A usuária cobra uma solução definitiva e mais cuidado por parte do plano de saúde.

“Isso não é justo. A gente se programa financeiramente e acaba sendo prejudicada por algo que foge do nosso controle”, concluiu.

Procurado pelo PNB, o diretor da APLB Sindicato, em Juazeiro, esclareceu que, nos meses em que o Governo do Estado antecipou o pagamento dos salários, o desconto foi realizado de forma antecipada. No entanto, disse o diretor, “os valores foram devolvidos imediatamente a todos os servidores”. Gilmar Nery orientou ainda que se alguém se sentiu prejudicado pode procurar a APLB que fará a devolução, ressarcindo qualquer tipo de prejuízo. “A situação não irá mais se repetir”, garantiu o diretor.

Redação PNB

1 COMENTÁRIO

  1. Boa tarde.
    Sibele, a AplB não fez devolução, eles informaram que soube que o Governo iria antecipar o pagamento (salário), e por isso enviaram a folha aos Bancos para serem descontados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome