Leitor relata falta de medicamentos do SUS para idosos em Juazeiro e cobra esclarecimentos; SESAU responde

0

Um leitor procurou o Portal Preto no Branco para denunciar a dificuldade enfrentada por dois idosos em Juazeiro, na região Norte da Bahia, para conseguir medicamentos que deveriam ser fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No relato, ele afirma que a situação é grave e exige uma resposta urgente do poder público.

“Um dos pacientes é um idoso que faz uso contínuo do medicamento sinvastatina, que controla o colesterol e previne doenças cardiovasculares. Já fui a duas farmácias da família de Juazeiro e na UBS do bairro Argemiro, e está faltando esse medicamento. Ele precisa fazer o uso deste medicamento toda a noite e não tem condições financeiras de comprar”, relatou.

O leitor afirma ainda que não há qualquer previsão de reposição informada aos usuários

“Eu gostaria de saber  qual a previsão de chegada desse medicamento, porque ninguém nas farmácias e na UBS sabe informar. Ninguém tem informação sobre esse medicamento e a necessidade é urgente”, acrescentou.

O leitor também chama atenção para a situação de uma idosa que necessita do medicamento Berotec, utilizado por meio de bombinha para problemas respiratórios.

Disseram que o medicamento era distribuído na farmácia PagMenos. Cheguei lá, e me informaram que não estão mais fornecendo. Procurei  na Farmácia da Família e disseram que a distribuição é responsabilidade do Governo Federal. Ficam jogando a pessoa de um lado para o outro e ninguém dá uma solução. A idosa precisa tomar toda hora essa bombinha de Berotec. Cada uma custa R$ 35,00 e, como ela toma em uma quantidade grande, não tem condições de comprar, pois não é só esse medicamento que ela precisa tomar”, destacou.

O leitor finaliza ressaltando que o estado de saúde da idosa inspira cuidados e pede esclarecimentos sobre o fornecimento do medicamento.

“Ela tem a receita que o médico passou e não estão fornecendo o medicamento. Por isso,  a gente queria saber onde está fornecendo esse remédio. É uma situação urgente, pois a idosa está com o coração crescendo. Ela sente muito cansaço e  depende muito dessa bombinha”, finalizou.

Encaminhamos os relatos e os questionamentos do leitor para a Secretaria de Saúde de Juazeiro em busca de esclarecimentos. A SESAU se manifestou em nota. Confira:

A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro (Sesau) informa que o fornecimento do medicamento Berotec, no âmbito da rede municipal de saúde, não integra a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume) e, por esse motivo, não é disponibilizado pela rede municipal, tampouco é fornecido por meio do Programa Farmácia Popular.

Em relação ao medicamento Sinvastatina, a Secretaria reitera que o município dispõe do medicamento nas Farmácias da Família, além de ele fazer parte do Programa Farmácia Popular. Para ter acesso, o paciente ou seu responsável legal deve apresentar receita médica dentro do prazo de validade, Cartão do SUS do paciente e documento oficial de identificação.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça seu compromisso com a transparência, o cuidado com a população e a garantia do acesso aos medicamentos padronizados, conforme as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Seguem endereços das farmácias populares do município:

Farmácia Permanente.
Localizada na Rua Barão do Rio Branco, nº 14, Centro;

Farmácia Pague Menos.
Localizada na Rua 15 de Julho, nº 8, Centro;

Farma Vida Popular.
Localizada na Quadra 14, nº 52, João Paulo II;

Farmácia Vitória.
Localizada Rua Santa Izabel, nº 26, Alto do Cruzeiro; Farmácia Saúde.

Localizada Avenida Dr. Jorge Khoury, s/n, Distrito de
Maniçoba.

Redação PNB 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome