Após um candidato do concurso público da Prefeitura de Petrolina questionar a divergência presente no campo “Como concorre às vagas” na Listagem Preliminar dos Candidatos Válidos, divulgada no dia 13 de janeiro de 2026 pela banca organizadora IAUPE, a gestão municipal se manifestou.
O documento identifica os candidatos aptos a realizar a prova objetiva do certame, que contempla cargos na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes.
Em nota enviada ao Portal Preto no Branco, a Seduc esclareceu que o documento representa a efetivação da inscrição dos candidatos e não tem relação com a forma de concorrência às vagas.
Confira a nota na íntegra:
“A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, esclarece que a Listagem Preliminar dos Candidatos Válidos, divulgada em 13 de janeiro de 2026 pela banca organizadora IAUPE/UPENET, refere-se exclusivamente aos candidatos que tiveram a inscrição efetivada, não estando relacionada, neste momento, à forma de concorrência às vagas.
O campo “Como concorre às vagas”, que aparece na listagem, não representa validação ou indeferimento de cotas, incluindo a condição de Pessoa com Deficiência (PCD). A análise específica das inscrições dos candidatos que concorrem na modalidade PCD ainda será realizada, conforme previsto no cronograma do edital, após a avaliação da documentação apresentada.
A Secretaria reforça que todas as informações oficiais devem ser acompanhadas exclusivamente pelos canais da banca organizadora e pelos meios institucionais da Prefeitura de Petrolina, garantindo transparência, segurança e isonomia em todo o processo seletivo.”
O questionamento do candidato
A divergência no campo “Como concorre às vagas”, especialmente em relação às inscrições destinadas a Pessoas com Deficiência (PCD), gerou questionamento por parte do candidato, que entrou em contato com a redação do PNB em busca de esclarecimentos.
“Em algumas inscrições, a opção PCD aparece destacada em vermelho, mas em outras não, mesmo quando o candidato se inscreveu como cotista. Isso tem gerado muita dúvida e preocupação”, relatou.
Ainda de acordo com ele, a falta de um padrão claro na listagem preliminar levanta questionamentos sobre a correta validação das inscrições.
“A gente não sabe se essa diferença visual significa algum erro na inscrição ou se é apenas uma falha na apresentação da lista. Isso causa insegurança para quem está participando do concurso. O que essa diferença significa?”, afirmou.
O candidato também cobra um posicionamento oficial da banca organizadora e da gestão municipal.
“O que pedimos é um esclarecimento simples da IAUPE e da Prefeitura, para garantir transparência e tranquilidade aos candidatos, principalmente aos que concorrem às vagas PCD”, destacou.
Redação PNB



