A Prefeitura de Juazeiro, por meio do Centro POP, equipamento vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (Sedes), vem desenvolvendo um projeto de alfabetização e promoção de dignidade, inclusão e novas oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo serviço.
A iniciativa é conduzida pelo educador social Trajano Lino e acontece ao longo de cerca de seis meses, período em que os usuários participam de atividades externas à leitura, escrita e letramento. Atualmente, cerca de 10 a 12 usuários participam do projeto, sendo que aqueles que mantêm maior assiduidade e se dedicam às atividades recebem, ao final do ciclo, um certificado de conclusão.
De acordo com Trajano Lino, o certificado representa mais que um documento formal. “Os que mais frequentam é que recebem um certificado de alfabetização. Em seis meses, a gente dá o direito de entregar o a cada um deles. Eu coloco nesse certificado um ajuste maior para que eles possam trabalhar mais ainda no letramento”, explica o educador social.
O projeto foi bem recebido pelos usuários do Centro POP, que encontram nas aulas um espaço de aprendizagem, acolhimento e instruções de trajetórias. Para muitos, trata-se da primeira oportunidade de aprender a ler e escrever, fortalecendo a autoestima e a autonomia no dia a dia.
Um dos participantes, José Ribamar, destaca a importância da iniciativa. “Eu tô gostando muito do trabalho. A gente tem muitas coisas pra aprender. O que eu mais gostei é aprender a ler, ler e escrever”, relata o usuário do Centro POP.
A ação reforça o compromisso de gestão municipal com políticas públicas que promovam a inclusão social e a garantia de direitos, apoiando a educação como ferramenta fundamental de transformação de vidas.
Ascom



