“A ciência venceu!”: Há 5 anos, Brasil aplicava primeiras doses de vacina contra a covid-19; Juazeiro recebeu os imunizantes em 19 de janeiro

0

 

Há 5 anos, o Brasil dava seus primeiros passos rumo ao fim de um pesadelo. No dia 17 de janeiro de 2021, logo depois que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial de duas vacinas no Brasil, a enfermeira paulista Mônica Calazans, que participou dos ensaios clínicos da vacina Coronavac, feitos no final de 2020 para comprovar a segurança e a eficácia da vacina, se tornava a primeira brasileira a ser vacinada contra a covid-19.

Já a vacinação no restante do país começou no dia seguinte, dia 18 de janeiro, após a distribuição de um primeiro lote de 6 milhões de doses produzidas na China e importadas pelo Instituto Butantan, que posteriormente passou a processar a vacina no Brasil, a partir de ingrediente ativo enviado pela empresa Sinovac.

Alguns dias depois, no dia 23 de janeiro, a campanha recebeu o reforço das primeiras 2 milhões de dose da vacina da Oxford/Astrazeneca, inicialmente importadas da Índia pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que depois incorporou gradualmente a tecnologia e passou a produzir a vacina em solo nacional.

A campanha priorizou os públicos mais vulneráveis, começando pelos trabalhadores de saúde da linha de frente, idosos e pessoas com deficiência que viviam em instituições e indígenas. Neste momento, o Brasil vivia o pico da variante Gama do coronavírus, que se mostrou mais agressiva e letal do que as que tinham se disseminado anteriormente.

Juazeiro e região

A esperança desembarcou no Vale do São Francisco, por volta das cinco horas da manhã do dia 19 de janeiro, quando chegaram as doses da vacina Coronavac para os dez municípios da região, atendidos pelo Núcleo Regional de Saúde-Norte, antiga 15ª Dires, em Juazeiro (BA).

A equipe do núcleo, coordenada pelo médico Pedro Alcântara, recebeu o lote com um total de 4.800 doses. Destas, 2550 foram destinadas ao município de Juazeiro.

O médico e coordenador do órgão, Pedro Alcântara, comandou o trabalho de recebimento da vacina e atuou ativamente para garantir a agilidade da entrega aos municípios de Remanso, Campo Alegre de Lurdes ,Pilão Arcado, Curaçá, Uauá e Canudos, Sobradinho, Casa Nova e Sento Sé, além da cidade polo Juazeiro.

“Vamos vencer o coronavírus!! Estou extremamente emocionado em viver este momento histórico. A ciência venceu!” declarou emocionado Pedro Alcântara.

No primeiro momento, foram vacinados idosos dos abrigos e os de idade estabelecida pelo MS.

 

Da Redação, com informações Agência Brasil/ Fotos: Preto No Branco

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome