Responsável por alunos aponta supostas irregularidades em matrículas no CODEFAS, em Juazeiro; SEC-BA afirma que vagas foram preenchidas conforme regras

0

Uma responsável por alunos procurou o Portal Preto no Branco (PNB) para denunciar supostas irregularidades no processo de matrícula no Colégio Estadual Democrático Estadual Professora Florentina Alves (CODEFAS), em Juazeiro, na Norte da Bahia. Segundo o relato, a condução do procedimento teria ferido as orientações oficiais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA).

“Foi amplamente divulgado que as matrículas de alunos vindos da rede privada seriam feitas exclusivamente de forma online. Mesmo assim, vários pais passaram a noite em frente à escola tentando garantir vaga para os filhos. Isso não deveria acontecer, nem ser permitido, já que o processo era digital e deveria ser igual para todos”, afirmou a responsável.

Ela também questiona a atuação de funcionários da unidade durante o processo. “Funcionários da escola fizeram uma lista com os nomes das pessoas que estavam lá na fila. Isso acabou prejudicando quem seguiu corretamente a orientação oficial e tentou fazer a matrícula apenas pelo sistema online”, relatou.

Ainda segundo a responsável, a situação gerou ainda mais desconfiança diante de informações repassadas por outros pais. “Há relatos de pessoas que nem estavam na fila e, mesmo assim, conseguiram vaga. Isso reforça a sensação de favorecimento e quebra total da isonomia. A gente fica sem entender quais critérios realmente foram usados”, desabafou.

Para ela, o episódio provocou insegurança e indignação entre as famílias. “É uma grave distorção do processo de matrícula. Quem aguardou corretamente a liberação das vagas na plataforma oficial se sentiu desrespeitado e injustiçado”, disse.

Ao final, a responsável cobra providências. “O que queremos é uma resposta clara e transparente sobre o que aconteceu e que sejam tomadas medidas para garantir que o processo de matrícula seja feito com equidade, lisura e respeito às normas da Secretaria da Educação da Bahia”, concluiu.

Encaminhamos os relatos para a Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Em nota, a SEC-BA afirmou que “todo o processo de matrícula na rede estadual para o ano letivo de 2026 foi realizado eletronicamente, por meio da plataforma ba.gov.br e que a matrícula foi garantida a todos os estudantes. Como divulgado, as secretárias das escolas estavam abertas para apoiar, ajudar e ensinar famílias e estudantes com dificuldade de preencher o formulário online. Esclarece, ainda, que as 160 vagas para as turmas de 1o ano do Ensino Médio do Colégio Estadual de Tempo Integral Florentina Alves dos Santos (CODEFAS), situado no bairro Piranga, em Juazeiro, foram preenchidas. Estudantes interessados nessa unidade mas que não conseguiram vaga foram matriculados em escolas próximas”.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome