Após usuários criticarem a suspensão do serviço, ANTT diz que a empresa Atlântico não tem autorização para operar linha Juazeiro/Petrolina

3

Em nota enviada ao Portal Preto no Branco, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) se manifestou sobre a suspensão do transporte coletivo interestadual Juazeiro/Petrolina. A interrupção do serviço ocorre desde a última segunda-feira (19) e vem sendo criticada por usuários que dependem diariamente da linha e estão enfrentando diversos transtornos.

Na nota, a ANTT esclareceu que a transferência da operação do serviço da empresa JOAFRA para a Atlântico Transporte, realizada durante uma acordo entre as empresas firmado em dezembro do ano passado, foi considerada irregular. A agência destacou ainda que a Atlântico Transporte, atualmente responsável pela operação da linha, não possui autorização vigente para realizar o transporte de passageiros no trecho Juazeiro/Petrolina.

Confira a nota na íntegra

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informa que o serviço interestadual de transporte rodoviário de passageiros entre os municípios de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) encontra-se regularmente autorizado para operação pela empresa JOAFRA, estando o referido serviço ativo e válido nos registros da Agência.

Em relação à empresa Atlântico Transporte, a ANTT esclarece que não há autorização vigente concedida por esta Agência para a execução do serviço mencionado.

A ANTT identificou, ainda, a ocorrência de uma transferência irregular da operação do serviço Juazeiro/Petrolina da empresa JOAFRA para a Atlântico Transporte, realizada sem a devida comunicação, anuência ou regularização junto à Agência, em desacordo com a regulamentação vigente.

Diante dos fatos apurados, a fiscalização da ANTT adotou as providências cabíveis, no âmbito de suas competências legais e regulatórias, para a apuração das responsabilidades e a adoção das medidas administrativas pertinentes.

Reclamações de usuários

Usuários da linha de transporte coletivo interestadual Juazeiro/Petrolina têm entrado em contato com o Portal Preto no Branco para informar sobre a suspensão do serviço. Conforme os relatos, desde a última segunda-feira (19), os ônibus deixaram de circular, sem aviso prévio e sem previsão de retorno, causando diversos transtornos e prejuízos.

“A falta desse transporte está nos dando uma dor de cabeça enorme. Desde segunda-feira os veículos não estão rodando. Muita gente que depende diariamente do serviço está pagando carro por aplicativo, usando barquinha e até atravessando a ponte a pé. As aulas das universidades já voltaram e os estudantes estão à mercê. Tenho filhas que estudam na UPE e no IFPE e estou tendo um gasto terrível com veículos por aplicativo”, relatou um usuário.

Outra usuária relatou que, diante da situação, chegou a entrar em contato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e foi informada de que as empresas Atlântico e Joafra não possuem autorização para operar a linha entre Petrolina e Juazeiro.

“Entrei em contato através de um contato do WhatsApp e, ao relatar a situação, fui informada de que a empresa Atlântico não tem autorização para rodar essa linha. Falaram que nem mesmo a Joafra tinha essa autorização. Mas tudo isso é estranho. Quer dizer que a Joafra rodou durante muitos anos entre Juazeiro e Petrolina de forma clandestina? Eu não acredito nisso, pois o setor da ANTT que fica em Petrolina sabia sim que essas empresas prestavam esse serviço. De vez em quando, eu via carro de fiscalização no terminal. A ANTT fazia entrevistas com passageiros e motoristas, colocava até Jovem Aprendiz lá. Eles fiscalizavam, então não tem como dizer que não sabiam”, disse.

Além da suspensão do serviço, a usuária também reclama da falta de comunicação. “A gente tenta contato com a ANTT local e com a empresa Atlântico, mas ninguém responde. É tudo incomunicável. Estamos sem qualquer previsão de quando o ônibus vai voltar”, afirmou

Também em contato com o PNB, um usuário informou que a interrupção do serviço estaria relacionada a uma vistoria da ANTT nos veículos. “Procurei alguns conhecidos que atuam na ANTT em Petrolina e disseram que o serviço está suspenso por causa de vistoria, mas eu nunca vi isso. Na época da Joafra, também faziam vistoria e não deixavam os passageiros sem transporte. A vistoria era feita na garagem e colocavam carros reservas para rodar”, relatou.

A linha interestadual Juazeiro/Petrolina passou a ser operada, desde 1º de dezembro de 2025, por meio de uma parceria entre a Atlântico Transportes e a Joafra

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome