Moradores do povoado de Guanhães, no distrito de Itamotinga, zona rural de Juazeiro, na região Norte da Bahia, procuraram o Portal Preto no Branco para relatar sobre as frequentes quedas de energia elétrica na comunidade. Segundo eles, o problema tem se tornado cada vez mais constante e vem causando prejuízos e insegurança.
“Eu peço urgentemente que a Coelba venha rever isso, porque não é justo a gente passar por tanta queda de energia. Não precisa de chuva forte, com relâmpago ou vento. Basta uma chuva fraca que a energia já cai”, relatou uma moradora, que preferiu não se identificar.
O medo de prejuízos materiais também preocupa os moradores. “A gente fica com medo dos nossos eletrodomésticos queimarem. Os equipamentos estão ficando mais fora da tomada do que na tomada, de tanto que a energia cai”, desabafou.
A moradora aponta ainda que um dos principais fatores para o problema seria a quantidade de ligações irregulares na localidade. “Tem muita energia clandestina aqui no povoado. Tem gente ligada direto nos postes, casas novas já com energia puxada de forma irregular. Além disso, tem muita bomba ligada diretamente, sem padrão, casa sem padrão, tudo puxado do poste. Aí o que acontece? Não pode chover que falta energia. Quem sai no prejuízo somos nós”, disse.
A situação, conforme os relatos, tem se agravado. “Antes faltava de vez em quando. Agora é toda hora uma queda, toda hora uma queda. Na terça-feira (20) foi a noite todinha sem energia, e ontem faltou à tarde e à noite também”, contou.
Diante do cenário, os moradores fazem um apelo à concessionária. “A gente pede esclarecimentos e que a Coelba tome providências aqui no povoado de Guanhães, porque desse jeito não dá para continuar”, concluiu.
O PNB está encaminhando as reclamações para a Neoenergia Coelba em busca de esclarecimentos.
Redação PNB



