Moradores do distrito de Carnaíba do Sertão, localizado na zona rural de Juazeiro, na região Norte da Bahia, seguem criticando e reivindicando providências para a grave situação de falta de água que vem afetando a comunidade. Conforme relatos enviados ao Portal Preto no Branco, o problema se arrasta desde a gestão da ex-prefeita Suzana Ramos e a comunidade segue sendo abastecida através de carro-pipa.
Uma moradora da comunidade Carnaíba de Baixo, na Rua dos Vermelhos, relatou ao PNB a dificuldade enfrentada por sua mãe, de 82 anos, que é debilitada e não consegue realizar tarefas básicas por conta da ausência de água nas torneiras.
“Minha mãe paga água todo mês, tem caixa d’água, tem chuveiro, mas não consegue tomar banho de chuveiro há anos. Tudo é feito no balde. Ela lava prato em bacia, toma banho com balde. Isso não é vida para uma pessoa dessa idade. Quando a água chega à rede, o que é raro, acontece apenas de madrugada, em quantidade insuficiente. Como é que um idoso vai acordar uma, duas da manhã para puxar água? Meu irmão trabalha o dia todo e só chega à noite. Não tem condição”, relata.
Ainda segundo a moradora, nesta semana, após novo período sem abastecimento, um carro-pipa foi enviado à localidade. No entanto, os moradores afirmam que a medida é paliativa e insuficiente: “Mesmo com carro-pipa, alguém tem que puxar água com balde. Ela não tem mais idade para isso”, afirma a denunciante.
Ainda de acordo com os relatos, reuniões já foram realizadas com representantes do poder público, mas nenhuma solução prática foi apresentada até o momento.
“Sempre tem reunião, sempre promessa, mas nunca resolvem. Já tem anos que a água não cai nas torneiras. Antes ainda caía de vez em quando, atualmente piorou”, lamenta.
Os moradores cobram uma solução definitiva, como a implantação de um sistema de distribuição mais eficiente ou a instalação de estruturas adequadas para garantir o abastecimento regular.
“Se paga a conta de água todo mês, é para ter água durante o dia, para tomar banho, lavar prato, fazer as tarefas de casa. Isso não está acontecendo há meses, na verdade, há anos”, reforça.
Ao PNB, a assessoria de comunicação do Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro informou que “as ações realizadas no distrito de Carnaíba do Sertão não são paliativas. O SAAE está ofertando água tratada para abastecer toda a comunidade enquanto se resolve o problema definitivamente. O projeto já está em posse da Cerb e em breve a gente dá uma solução definitiva para a região de Carnaíba”.
Em nota enviada em novembro do ano passado ao PNB, o SAAE havia informado que a equipe de Divisão do Interior do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro continuava trabalhando diariamente na melhoria dos sistemas de abastecimento de água no interior do município.
“Nos últimos anos houve um crescimento populacional na sede do Distrito de Carnaíba, e a falta de investimento no sistema deixou as residências mais distantes com o abastecimento reduzido. O SAAE vem fazendo intervenções constantes para melhorar a oferta de água, inclusive com a operação de distribuição emergencial por meio de caminhões-pipa, realizada durante períodos de desabastecimento, garantindo o atendimento à população afetada. Está previsto também a instalação de três reservatórios (caixas d’água) em pontos estratégicos da rede, especificamente em ruas localizadas em extremidades do sistema, cujo levantamento do material necessário para a instalação definitiva desses reservatórios. Já se encontra em fase de elaboração e licitação o projeto para a construção de uma nova adutora, que visa ampliar a capacidade de transporte e oferta de água às comunidades de Carnaíba de Dentro, Massaroca, Juremal e Fazenda Cipó, numa parceria do Governo Municipal com o Governo do Estado, através da Cerb. Essas ações refletem o compromisso do SAAE com a melhoria contínua dos serviços prestados, assegurando à população maior eficiência, regularidade e qualidade no abastecimento de água e no saneamento básico local”.
Redação PNB


