Em publicação no site Gov.Br, a Controladoria-Geral da União (CGU), destacou sua participação na “Operação Litíase”, em conjunto com a Polícia Federal (PF), que tem “o objetivo de desarticular um esquema criminoso de direcionamento de contratações no município de Juazeiro (BA)”.
A ação ocorreu na última quarta-feira (28), com a participação de seis servidores da CGU e cerca de 30 policiais federais, tendo como um dos alvos o ex-policial federal e médico Dalmir Pedra.
A CGU informou que “as apurações identificaram desvio de recursos públicos que deveriam ser aplicados em ações do Sistema Único de Saúde (SUS), especificamente na área de prestação de serviços médico-hospitalares”.
“Conforme apurado por auditores da CGU, o caso envolve o aluguel de um imóvel para atendimentos de urgência e internamentos pediátricos durante a pandemia pela prefeitura sem a indicação de como os serviços seriam realizados; suspeitas de direcionamento dos procedimentos licitatórios na locação do espaço; pagamentos realizados sem comprovação dos serviços prestados, entre outras irregularidades. As contratações investigadas resultaram no pagamento de pouco mais de R$13 milhões a empresas envolvidas no caso, sendo aproximadamente R$7 milhões financiados com recursos do SUS”.
Denuncia
A CGU, por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU), mantém a plataforma Fala.BR para o recebimento de denúncias. Quem tiver informações sobre esta operação ou sobre quaisquer outras irregularidades, pode enviá-las por meio de formulário eletrônico do sistema.
A denúncia pode ser anônima. Para isso, basta escolher a opção “Não identificado”. O cadastro deve seguir as seguintes orientações: no campo “Sobre qual assunto você quer falar”, marque a opção “Operações CGU”; e no campo “Fale aqui”, inclua o nome da operação e a unidade da federação na qual ela foi deflagrada.


