Nesta sexta-feira (30), os 20 estudantes aprovados no programa de intercâmbio cultural internacional Juazeiro pelo Mundo, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação/Seduc, embarcam rumo à Eastbourne, na Inglaterra. Na bagagem, levam roupas e agasalhos, mas também muitos sonhos.
Em Juazeiro, permanecem mães, pais e responsáveis, torcendo para que seus filhos aproveitem o máximo dessa experiência de 30 dias. Uma delas é Miriane Silva, mãe da estudante Clara Lis Pereira, aluna da Escola Municipal Paulo VI. Miriane escreveu uma carta na qual ressalta a importância do programa como uma iniciativa que reforça o poder da educação.
Confira a carta na íntegra:
Faltando apenas alguns dias para a tão sonhada viagem do Intercâmbio Juazeiro pelo Mundo, surge um misto de sentimentos, inclusive felicidade e gratidão.
Gratidão a todos os envolvidos nessa jornada, em especial ao prefeito Andrei Gonçalves, a secretária Maeve Mello, a George Patrick, a Nilmara Mércia, a Lourival Gomes, e todos os outros que atuaram direta e indiretamente. Obrigada pela porta que foi aberta permitindo acesso a essa oportunidade ímpar.
Eu acreditei desde o primeiro instante em que vi a notícia, me atentei aos detalhes, orientei minha filha para que estudasse, pois era o que ela precisava para conseguir, não necessitaria de nenhum nome de “peso”, de nenhuma “indicação”, e isso é muito importante no processo para que estes adolescentes sintam-se protagonistas das suas respectivas vitórias.
Um projeto desse nível é um nivelador de oportunidades, tendo em vista que somos atravessados por uma desigualdade social pertinente.
Ver essa mobilização, esse cuidado, essa determinação vinda de todos vocês só afirma a importância e o papel fundamental da educação no mundo. Tenho certeza que não foi fácil realizar este projeto, mas também tenho a certeza que todos os envolvidos trabalharam com muito empenho, visando o brilho nos olhos desses jovens que estarão imersos culturalmente numa trajetória de sonhos, onde terão suas habilidades desenvolvidas, fomentando uma consciência cultural e crítica, bem como formando um conjunto de conhecimentos.
É muito empolgante perceber que a educação está sendo colocada como caminho certeiro para o sucesso.
Possibilitar que esses e outros jovens enxerguem-se como potências, conquistando uma vaga para uma viagem tão almejada, com uma ferramenta chamada ESTUDO, agarrando a oportunidade e pensando, “eu conquistei, eu sou capaz”. É sim atitude de uma gestão GRANDONA e sem MEDO, e ouso dizer que ecoa pelos quatro cantos do presente e irá ecoar pelos quatro cantos do futuro. Só quem sabe o papel da educação como mola propulsora para a transformação social, entende a importância desse programa. Nossos filhos sonharam porque uma gestão e sua equipe sonharam primeiro, e irão realizar porque essas pessoas se propuseram a realizar primeiro, tudo nos mínimos detalhes, tudo projetado e cuidado de forma minuciosa para que o resultado fosse concreto e excelente.
Parabéns a todos os envolvidos! Tudo feito com muita qualidade e comprometimento. Educação se faz no coletivo, com empenho, com afeto e com boa vontade! Desejo vida longa e uma caminhada brilhante a todos!
Ascom



