A sexta-feira (30) foi marcada por emoção, expectativa e muitos sonhos no Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina. Os 20 estudantes da rede municipal de Juazeiro aprovados no programa de intercâmbio cultural “Juazeiro pelo Mundo”, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), embarcaram com destino à cidade de Eastbourne, na Inglaterra, onde irão vivenciar uma experiência internacional inédita.
Durante quatro semanas, os intercambistas participarão de cursos intensivos de Língua Inglesa, além de atividades acadêmicas, esportivas, artísticas e culturais. Uma experiência que inclui ainda a convivência com estudantes de diversos países, ampliando horizontes, fortalecendo a autonomia e promovendo o intercâmbio de culturas.
O programa garante aos estudantes uma vivência totalmente gratuita, com benefícios que incluem passagens aéreas, seguro-saúde, emissão do passaporte e visto, translado, ajuda de custo para manutenção e um kit de apoio. Cada intercambista recebeu uma mala grande, mochila, necessaire, garrafa para água, jaqueta, conjunto moletom, botas, meias, luvas, gorro e cachecol.
A secretária de Educação, Maéve Melo, falou sobre o embarque dos estudantes e ressaltou a importância do programa. “Chegou o grande dia! Nossos 20 estudantes estão indo para a Inglaterra, eles irão se aperfeiçoar em outra língua, mas também irão conhecer outra cultura e ampliar seus horizontes. Estamos muito felizes por conseguir realizar esse programa e ter esses adolescentes representando a nossa cidade”.
Entre lágrimas e muita emoção, as famílias se despediram dos estudantes. “A nossa expectativa é muito grande, porque a minha filha vai para um país muito distante, mas ver o sonho dela sendo realizado me traz conforto e confiança”, frisou a diarista Juciara Alves, que é mãe de Ingrid Lorraine.
Aluna da Escola Municipal Celso Cavalcante de Carvalho, no Projeto Mandacaru I, Ingrid Lorraine também falou sobre a sua expectativa para a viagem. “Eu estou muito ansiosa com essa nova experiência e ainda mais porque é a primeira vez que eu vou pegar um avião. Para mim significa muito ir para outro lugar, conhecer uma nova cultura e pessoas de outros países. Assim, eu vou poder ampliar o meu conhecimento”.
Os estudantes retornam ao Brasil no dia 1º de março.
Ascom/PMJ



