Concluintes do curso de Enfermagem da Unibras, antiga FASJ, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, entraram em contato com o Portal Preto no Branco para relatar o atraso na entrega dos diplomas da turma formada no período 2025.1. Segundo os relatos, apesar de terem concluído o curso e participado da colação de grau há meses, o documento ainda não foi disponibilizado.
“Somos da primeira turma de Enfermagem formada em 2025 e, até agora, não recebemos o diploma. Já se passou muito tempo e ninguém nos dá uma resposta. Muitos adiantaram a colação para poder trabalhar, mas o Conselho Regional de Enfermagem dá um prazo de um ano para revalidar com o diploma e até agora nada. Alguns estão com dias contatos para o vencimento e alguns meses”, relatam os concluintes.
A falta de comunicação por parte da instituição também é alvo de críticas. “A faculdade não responde no Teams, que é a plataforma que usamos para falar diretamente com o diretor. Todo dia alguém da turma tenta contato, mas nunca tem uma resposta concreta”, dizem.
A situação, segundo os formandos, pode impedir a continuidade do exercício profissional. “O tempo está passando e a gente corre o risco de ficar sem poder renovar o registro e sem poder trabalhar, simplesmente porque não temos o diploma em mãos. Nesse caso a gente faz o que?”, questionam.
Diante do impasse, os concluintes pedem providências urgentes e esperam que a divulgação do caso contribua para uma solução. “Queremos que a faculdade se posiciona e resolve esse problema. Não estamos devendo nada à faculdade. Pelo contrário, é ela que nos deve o nosso diploma”, concluem.
Encaminhamos as reclamações para a Unibras/Juazeiro em busca de esclarecimentos e aguardamos uma resposta.
Redação PNB



