Quando a rua vira memória, o Carnaval continua a ecoar. Com essa proposta, o Departamento de Ciências Humanas (DCH III) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), por meio do Acervo Maria Franca Pires, realiza a abertura da exposição “Juazeiro é Carnaval: onde a rua vira memória”, na próxima quarta-feira, 5 de fevereiro de 2026, às 17h, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro.
A mostra reúne imagens, registros e documentos históricos que atravessam mais de um século do Carnaval juazeirense, revelando a festa popular como um importante espaço de encontro, pertencimento e construção da identidade cultural da cidade.
A programação de abertura contará com a presença do Rei Momo Flávio Fonseca e de Mariana dos Reis, Rainha do Carnaval 2026. O evento também prestará homenagem ao carnavalesco Geraldo Pontes, reconhecido por sua contribuição à cultura carnavalesca de Juazeiro, além de apresentação da Orquestra Sapupara, reforçando a proposta de celebrar a memória viva da festa.
Com entrada gratuita, a exposição é um convite para que a população atravesse o tempo, reconheça histórias e celebre o Carnaval que faz parte da trajetória cultural de Juazeiro.
Redação PNB, com informações Ascom Uneb DCH III



