Moradores denunciam nova poda “drástica” de árvores na Avenida Ulisses Guimarães, em Juazeiro, e cobram esclarecimentos; SEMA diz que não autorizou

0

Moradores do município de Juazeiro, na região Norte da Bahia, voltaram a entrar em contato com o Portal Preto no Branco para reclamar da poda realizada nas árvores que ficam ao longo da Avenida Ulisses Guimarães. Segundo os relatos, mais uma vez a ação foi realizada de forma “drástica”, deixando a via praticamente sem sombreamento e gerando indignação na comunidade.

“Estão cortando novamente as árvores que ficam aqui ao lado do Hotel Rapport. Só que desta vez, eles estão cortando no período da noite para ninguém reclamar. Não entendemos essa poda. Ninguém sabe que está fazendo isso e se tem autorização da prefeitura. Só tem cinco meses que fizeram o corte das árvores”, declarou uma moradora.

Outro morador destacou que a pode prejudicar comerciantes que atuam na avenida.

“Gostaríamos de saber por que eles só cortam as árvores onde os comerciantes ficam vendendo verduras. Cortam tudo e deixam o povo vendendo no sol. Tem algumas árvores na lateral do hotel e não podam. Será que estão querendo prejudicar estes trabalhadores? Não faz sentido. Isso precisa ser investigado pelos órgãos fiscalizadores”, acrescenta.

Encaminhamos, mais uma vez, os relatos para a Secretaria de Meio Ambiente de Juazeiro em busca de esclarecimentos. Em resposta, a SEMA informou que não ter autorizado essa poda. “A equipe vai entrar em contato com quem faz esse serviço para entender porque foi feito desta forma”.

Já a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) informou que “as podas realizadas no município seguem critérios técnicos, com acompanhamento profissional e respeito às normas ambientais vigentes, sendo executadas exclusivamente no período diurno por equipes devidamente identificadas e autorizadas. A pasta esclarece que não realiza nem autoriza podas drásticas sem laudo ou justificativa técnica. Reforça ainda que não há execução de serviços no horário noturno. A Secretaria destaca que quaisquer ações fora desses padrões não integram o cronograma oficial do município e devem ser comunicadas para apuração.

Ouvidoria

Para registrar denúncias ou obter mais informações, o cidadão pode acessar o site oficial da Prefeitura de Juazeiro (www.juazeiro.ba.gov.br), onde encontrará a Ouvidoria na página principal, ou enviar um e-mail para ouvidoria@juazeiro.ba.gov.br. Além disso, o telefone (74) 9 8846-0016 está disponível para atendimento, e as redes sociais da Prefeitura também direcionam o público para esse serviço. O atendimento presencial ocorre no Paço Municipal, localizado na Praça Barão do Rio Branco, nº 01, Centro, Juazeiro-BA, das 9h às 13h”.

Relembre

Em agosto do ano passado, moradores já haviam procurado o PNB para denunciar a situação.

“Houve uma poda drástica nas árvores que ficam na Avenida Ulisses Guimarães. Gostaria que fosse investigado quem autorizou, saber se a prefeitura, o órgão responsável, autorizou e se está sabendo desse corte que teve aí nessas plantas”, relatou um dos moradores.

Na ocasião, outro morador classificou a intervenção como uma “atitude criminosa”.

“Passei sábado (23) na Avenida Ulisses Guimarães e vi o que fizeram com aquelas árvores. A pergunta que não quer calar: quem foi o responsável? Foi a prefeitura? Ou foi algum desavisado que cortou sem autorização da secretaria responsável pelas podas? Tem comerciantes que vendem verdura e usavam a sombra dessas árvores para se proteger do calor. Juazeiro é uma cidade tão quente e ainda acabam com as árvores que temos”, disse.

Na época, a Secretaria de Meio Ambiente informou que “a equipe de fiscalização já esteve no local para averiguar a denúncia de poda ilegal. Durante a ação, foram iniciados os procedimentos para identificar os responsáveis e adotar as medidas cabíveis conforme a legislação ambiental vigente”.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome