Presidente da Ebserh, visita HU-Univasf e anuncia novos investimentos para a instituição

0
Nesta quinta-feira (05/02), Arthur Chioro, presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal responsável pela gestão de 45 hospitais universitários federais, esteve em Petrolina, no sertão de Pernambuco, para uma visita ao Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf). Acompanhado do reitor da Univasf, Telio Nobre Leite, do superintendente do HU-Univasf, Julianeli Tolentino, além de diretores e gestores da instituição, Arthur Chioro percorreu as instalações do hospital universitário e da policlínica e conversou com profissionais de plantão e pacientes nos setores de emergência, internação e outras áreas assistenciais.
Unidade de referência para atendimentos de urgência e emergência em 53 municípios de Pernambuco e da Bahia, o HU-Univasf enfrenta desafios que foram destacados pelo presidente da Ebserh durante a agenda. Chioro também comentou o recente resultado do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). “Enfrentamos o desafio da superlotação, mas estamos superlotados porque mantemos a porta aberta, não negamos atendimento e cumprimos nossa missão institucional. Além disso, transformamos esses desafios em uma tarefa muito nobre, que é formar a futura geração de médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde altamente qualificados. A nota 5 no Enamed, a pontuação máxima e a mais alta entre as universidades federais, é um reconhecimento dessa competência”, afirmou.
O superintendente do HU-Univasf, Julianeli Tolentino, destacou os avanços da gestão de Arthur Chioro para o hospital universitário e para a policlínica. “Tivemos a oportunidade de apresentar toda a estrutura do Hospital Universitário, da Univasf e da Policlínica. É um momento de gratidão a toda a equipe e aos ministros Camilo Santana [Educação] e Alexandre Padilha [Saúde] pela valorização das nossas instituições a serviço do cidadão usuário do SUS”, ressaltou.
O reitor da Univasf, Telio Nobre Leite, reforçou a importância da parceria entre a universidade e a Ebserh. “É um dia muito especial para a Universidade e para o nosso hospital universitário. A Ebserh é uma grande parceira da Univasf, fazendo a gestão desse importante equipamento de saúde, fundamental tanto para a população quanto para a formação dos nossos estudantes”, destacou.
Projeto inovador
Entre as instalações visitadas na Policlínica do HU-Univasf, Arthur Chioro pôde conhecer pessoalmente o Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS), onde funciona o Projeto Rede Inova, que desde 2024, por meio de uma cooperação técnica, beneficia pacientes que necessitam de órteses e próteses de membros superiores, confeccionadas a partir de impressão em 3D.
A chefe da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde (Ugits), vinculada à Gerência de Ensino e Pesquisa do HU-Univasf, Emanuela Spínola, apresentou a iniciativa. “A Rede Inova conta com uma equipe de 50 pesquisadores de seis instituições, formando um grupo robusto. Atualmente, temos 14 protótipos de órteses e próteses encaminhados para registro de propriedade intelectual. Além do aspecto da inovação na pesquisa em saúde, há o lado assistencial, pois os pacientes que recebem as órteses e próteses são acompanhados por uma equipe multiprofissional”, explicou.
Novos investimentos
A ocasião da visita marcou também os 12 anos de administração da Ebserh no HU-Univasf, cujo contrato de gestão foi assinado em janeiro de 2014. Arthur Chioro finalizou a visita anunciando novos investimentos para a estrutura do HU-Univasf. “Em breve, o ministro Camilo Santana estará conosco para conhecer a força desta universidade e dar início à ordem de serviço, junto com a gente, para começar as reformas previstas no Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 3”, adiantou.
Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome