Sem receber salários, funcionários terceirizados que atuam nas UBSs de Juazeiro questionam: “Logo no primeiro mês já estão com esse atraso?”; SESAU responde

0

Funcionários terceirizados que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Juazeiro, na região Norte da Bahia, procuraram o Portal Preto no Branco neste sábado (07) para relatar o atraso no pagamento dos salários após a mudança na gestão das unidades. Desde o dia 05 de janeiro, a administração compartilhada passou a ser feita pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto de Gestão Aplicada (IGA).

Segundo os profissionais, o pagamento, que deveria ocorrer até o quinto dia útil do mês, nesta sexta-feira (6), não foi realizado até o momento, sem qualquer previsão ou esclarecimento por parte da empresa.

“A empresa IGA, contratada pela prefeitura pra assumir a gestão das UBS’s, não pagou até o momento os funcionários. O pagamento seria no quinto dia útil do mês e até agora  nada. A gente fica sem saber o que fazer, porque temos contas e compromissos”, afirmou uma trabalhadora.

Além do atraso salarial, os trabalhadores reclamam da falta de comunicação. “Não deram nenhuma previsão de pagamento. A gente pergunta e ninguém responde. Ontem, os enfermeiros líderes entraram em contato com a empresa, mas não houve retorno nenhum”, disse uma profissional.

Os profissionais destacam que a  preocupação aumenta por este ser o primeiro mês de atuação da OSC na gestão das unidades. “Estamos preocupados porque logo no primeiro mês já estão com esse atraso, imagina como não será ao longo do contrato?”, desabafou outra servidora.

Encaminhamos os relatos para a Secretaria de Saúde de Juazeiro em busca de esclarecimentos.

Em nota a Sesau informou “que os trâmites administrativos relacionados aos repasses financeiros passam, neste momento, por adequações de ordem burocrática, em razão do processo inicial de implantação do modelo de cogestão. A Sesau reitera que todas as providências necessárias estão sendo adotadas com responsabilidade e transparência, visando garantir a regularidade dos fluxos administrativos. A Secretaria reforça seu compromisso com a gestão dos recursos públicos, o diálogo institucional e a manutenção da qualidade da assistência em saúde no município”.

 

Redação PNB 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome