Cine Tela Verde promove educação ambiental para estudantes de Juazeiro

0

Alunos da Escola Motriz, no bairro Alto do Alencar, participaram, nesta terça-feira (10), de uma atividade de educação ambiental que integrou cinema e prática sustentável por meio do Circuito Tela Verde. A iniciativa faz parte de uma proposta do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), que utiliza o audiovisual como ferramenta para estimular reflexões sobre sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.

Em Juazeiro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) aderiu ao programa e ampliou a proposta incorporando ações práticas às sessões. Além de assistir ao curta-metragem sobre queimadas e preservação da biodiversidade, os estudantes participaram de atividades de observação do entorno escolar e do ambiente onde estão inseridos, além de desenvolverem uma atividade de recolhimento de materiais recicláveis.

O articulador da Secretaria de Meio Ambiente que está à frente do projeto é Willian Soares. Segundo ele, a proposta é tornar o aprendizado mais significativo ao conectar informação e ação. “Não queríamos apenas exibir os vídeos. A ideia foi ir além, unir o audiovisual à prática para que a mensagem realmente sensibilize e permaneça com os alunos”, explicou.

A experiência também impactou os estudantes. Para a aluna Luma Pétala, do 8º ano, o conteúdo reforçou a importância da prevenção de incêndios e do cuidado com o meio ambiente. “Eu achei muito necessário esse curta, pois tem pessoas que causam poluição e isso acaba gerando situações perigosas que afetam muitas pessoas. Aprendi que não devemos fazer isso e que, se for necessário fazer fogueira, é preciso ter muito cuidado, porque é muito perigoso”, relatou.

Criado pelo MMA, o Circuito Tela Verde tem o objetivo de divulgar e incentivar atividades de educação ambiental a partir da exibição de produções audiovisuais independentes de diversas regiões do país. Os conteúdos são disponibilizados em uma plataforma pública para que instituições e espaços cadastrados atuem como exibidores, promovendo debates, formação de valores e práticas voltadas à preservação ambiental. As exibições são acompanhadas por materiais orientadores e momentos de discussão sobre os temas apresentados.

O Secretário de Meio Ambiente, Cláudio Fernandes, explicou que a ideia é levar o projeto para espaços maiores e convidar os estudantes para vivenciar uma verdadeira sala de cinema focada na preservação ambiental.  “Os curtas trabalham temas como queimadas, biodiversidade e responsabilidade ambiental, desta forma, nós queremos fazer um movimento ainda maior no período em que o projeto estiver acontecendo na nossa cidade, transformando a exibição em um processo educativo e significativo para a comunidade”, destacou.

O projeto teve início em Juazeiro no mês de janeiro deste ano, quando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) passou a atuar como espaço exibidor da mostra. A ação integrou a política de educação ambiental do ministério e foi promovida pela equipe do Setor de Educação Ambiental dentro da programação do projeto Educa Mais/ Férias na Escola, que abre as instituições de ensino para atividades educativas e culturais durante o recesso escolar.

A iniciativa integra um conjunto de ações voltadas à conscientização ambiental, aproximando estudantes das questões que impactam diretamente seu cotidiano e o meio ambiente em que vivem.

Ascom PMJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome