Professores aprovados no processo seletivo da Secretaria de Educação de Juazeiro (Seduc) procuraram o Portal Preto no Branco para questionar a falta de informações e a demora na convocação dos candidatos já aprovados e com nomes publicados no Diário Oficial do Município. Segundo eles, a situação tem gerado insegurança entre os profissionais que aguardam há meses uma resposta oficial.
“Gostaríamos de saber qual é a lista de quem já passou e a ordem que está sendo chamada. Tem professores que tiveram os nomes divulgados no Diário Oficial em julho e agosto do ano passado e até hoje nunca foram convocados”, relatou um dos aprovados.
De acordo com os professores, sempre que buscam esclarecimentos diretamente na Seduc, não obtêm respostas objetivas. “A gente vai lá na Secretaria de Educação e eles se negam a informar a ordem de convocação. A única resposta é que isso é uma ‘questão interna’. Mas como pode ser interna se envolve um processo seletivo público? Além disso, dizem também que estão esperando as escolas mandarem a programação, depois dizem que não têm nenhuma informação no momento. A gente vai uma vez por semana, às vezes duas, e nunca tem uma resposta positiva”, declarou.
Ainda segundo os aprovados, outra justificativa apresentada pela Seduc é a existência de um prazo de 90 dias para profissionais que já faziam parte do quadro e se afastaram retornarem. No entanto, os professores afirmam que esse prazo já foi ultrapassado. “Eles dizem que existe esse prazo de 90 dias, mas já tem gente esperando há cinco, seis meses ou mais. Esse prazo já passou faz tempo”, denuncia.
Os relatos também levantam suspeitas sobre possíveis convocações sem critérios claros. “Se estão convocando, parece que é por debaixo dos panos, sem critério nenhum e, possivelmente, fora da ordem. Eu, por exemplo, sou o terceiro colocado. Tenho colegas que são quarto e quinto, e nenhum de nós foi chamado”, afirma outro professor.
Encaminhamos os relatos para a Secretaria de Educação em busca de esclarecimentos e aguardamos uma resposta.
Redação PNB



