Responsáveis por alunos que residem na comunidade Serrote Branco, localizada na localidade do Morrão, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, procuraram o Portal Preto no Branco para relatar as dificuldades enfrentadas por crianças que estão sem conseguir frequentar a escola. Conforme os relatos, a situação está sendo provocada pelas condições precárias da estrada que dá acesso ao povoado.
“É uma situação muito triste. Aqui no Serrote Branco tem muitas crianças que querem estudar, que precisam ir para a escola, mas não estão conseguindo. A escola é longe e o ônibus escolar é a única opção. Só que a estrada está toda tomada pela lama, cheia de poças de água, e o motorista disse que não tem como passar. O ônibus só vai até a metade do caminho. Ele não consegue chegar em todos os pontos do Serrote Branco porque a lama é demais. O próprio motorista disse que não vai mais até o final do trajeto, porque corre o risco de atolar e de estragar o ônibus”, explicou.
Ainda de acordo com os relatos, mesmo o local onde o ônibus consegue chegar não atende a todas as crianças. “Até onde esse ônibus está indo fica muito distante para muitas crianças. Elas não conseguem chegar até lá, porque o caminho é longe e todo cheio de lama. As crianças chegam todas meladas”, disse.
Pais e responsáveis relatam angústia diante do problema. “A gente fica se perguntando: como é que essas crianças vão chegar na escola desse jeito? Essas crianças querem estudar, mas não têm como chegar à escola. Não é falta de vontade, é falta de condições. Tem criança aqui que não foi nem no primeiro dia de aula ainda”, desabafou.
A comunidade pede atenção do poder público e cobra uma solução urgente. “Educação é um direito. Essas crianças estão sendo impedidas de estudar por causa da situação da estrada. A gente pede ajuda, pede uma solução, porque estudar não deveria ser um desafio tão grande assim”, concluiu.
Encaminhamos os relatos para a Secretaria de Serviços Públicos. Em nota, a SESP informou que “já realizou serviços de patrolamento na região do Serrote Branco, com o objetivo de melhorar as condições de tráfego e garantir o acesso da comunidade, especialmente dos estudantes que dependem do transporte escolar. Diante das recentes dificuldades provocadas pelas chuvas, que ocasionaram lama e alagamentos em trechos da estrada, a Secretaria enviará uma equipe técnica ao local para realizar uma nova vistoria, fazer o planejamento das intervenções necessárias e, posteriormente, executar o patrolamento e demais serviços de manutenção para restabelecer a trafegabilidade com segurança. Ouvidoria: Para registrar denúncias ou obter mais informações, o cidadão pode acessar o site oficial da Prefeitura de Juazeiro (www.juazeiro.ba.gov.br), onde encontrará a Ouvidoria na página principal, ou enviar um e-mail para ouvidoria@juazeiro.ba.gov.br. Além disso, o telefone (74) 9 8846-0016 está disponível para atendimento, e as redes sociais da Prefeitura também direcionam o público para esse serviço. O atendimento presencial ocorre no Paço Municipal, localizado na Praça Barão do Rio Branco, nº 01, Centro, Juazeiro-BA, das 9h às 13h”.
Redação PNB



